Influence of conflicts of interest on public positions in the COVID-19 era, the case of Gilead Sciences
Trago para vocês um artigo científico sobre a influência da empresa Gilead sobre a opinião de cientistas a respeito da Hidroxicloroquina na França.
“Influência de conflitos de interesse em posições públicas na era COVID-19, o caso da Gilead Sciences.
Financiamentos e doações da indústria farmacêutica influenciam as decisões tomadas por médicos e especialistas em medicina.
No contexto da epidemia de COVID-19, vários tratamentos estão disponíveis para tratar pacientes infectados pelo vírus. Alguns são protegidos por patentes, como o remdesivir, outros não, como a hidroxicloroquina.
Queríamos observar a possível correlação entre o fato de um médico acadêmico em doenças infecciosas ter se beneficiado do financiamento da Gilead Sciences, produtora de remdesivir, e as posições públicas assumidas por esse médico em relação à hidroxicloroquina.
Nossos resultados mostram uma correlação (coeficiente de correlação = 1) entre a quantia recebida da empresa Gilead Sciences e a oposição pública ao uso de hidroxicloroquina na França. Isso deve abrir o debate sobre o papel dos elos de interesse dos médicos com as empresas farmacêuticas no debate público médico e científico.”
https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2052297520300627?via%3Dihub