Os Médicos pela Vida e a Aliança Medicina & Pedagogia Antroposófica convidam para mais uma serie especial de lives cujo tema central tem como norte: “O Desenvolvimento Saudável da Criança e do Adolescente”. Nesta edição de quarta-feira (27) às 20h30 um desafio que interessa a todos, em especial famílias que possuem crianças e adolescentes em escolas públicas e privadas brasileiras.
A escola afinal está cumprindo a missão de oferecer condições mínimas necessárias para o desenvolvimento e a boa educação das crianças e dos adolescentes? O que eles recebem é suficiente para o aprendizado que lhes preparem para a vida em uma sociedade capitalista do Sec.XXI?
A expectativas das famílias de um futuro alvissareiro para as suas crianças encontra no sistema público terreno fértil para o desenvolvimento das aptidões, ou o que assistimos é uma apropriação dos meios (escola e currículos) para a implantação de um projeto ideológico comprometido com uma reengenharia social?
É notório que os currículos estão comprometidos com agendas das chamadas “minorias”, das correntes que defendem a identidade de gênero e outras pautas identitárias cujos compromissos estão longe de ser um desenvolvimento saudável da criança e do adolescente.
Existe em curso uma doutrinação no lugar de uma educação libertadora que compromete o futuro das crianças, em especial aquelas cujas famílias estão ligadas os princípios cristãos. Para debater este tema caro para a sociedade, três médicas com experiências de docência universitária, uma pediatra com experiência na educação escolar, e outra com larga história na psiquiatria clínica e medicina antroposofica. Presentes também uma mãe com experiência na pedagogia Waldorf e uma jornalista antroposófica, todas elas tendo em comum a experiência de serem mães.
Na bancada:
Dra. Anelena Moretto Salomão, médica, com especialidade em Medicina da Família e Comunidade foi professora da Universidade de Alfenas, onde se formou em 1997. Atuou como Médica da Família nas Prefeituras de Alfenas e região, em Minas Gerais. Atualmente leciona na Universidade Federal de Alfenas (Unifal), ocupando a cadeira de sua especialização.
Fadua Bazile Chuffi, é artista, professora de dança, mãe da Sofia (16) e do Gabriel (10), ambos alunos de escola Walforf.
Dra. Gina Lourdes Pontes Rojas, médica formada pela UFPA há 24 anos (1999), especialista em Pediatria, estudiosa da Antroposofia nos campos da Pedagogia Waldorf, Psicoterapia e Medicina Antroposófica. Mãe do Heitor (11 anos) e da Bianca (10 anos).
Dra. Ana Cristina Lemos Malheiros é médica psiquiatra, formada na UFMG, com certificado internacional em Medicina Antroposófica. Com 37 anos de atuação, participa de atividades educativas sobre Bioética na pandemia e consequências para a saúde física e psíquica. Com ênfase profissional em promoção da saúde e desenvolvimento humano. É articuladora de grupos de participação social para defesa da vida, da verdade e da liberdade. Foi palestrante no segundo congresso internacional sobre COVID-19 promovido pela World Council for Health e dos Médicos pela Vida, em julho de 2022 em Foz do Iguaçu-PR.
Participação especial da jornalista Tereza Cristina Tonelli Racy– Defensora da Pedagogia Waldorf e da Antroposofia.
Âncora: Jornalista José Aparecido Ribeiro
Links para acesso:
Associe-se ao MPV, acessando o site www.medicospelavidacovid19.com.br – Doe para o MPV pelo pix: CNPJ: 19.548.229/0001-93