Da Atenas de Sócrates, Platão e Hipócrates, pai da medicina até os dias atuais, o conhecimento sobre o corpo humano percorreu um longo caminho e evoluiu, mas alguns detalhes permanecem mesmo depois de 2,5 milênios de história, e que fazem diferença na cura.

A saúde, segundo o filósofo Platão (327 ou 347 a.C) consistia na descoberta da estrutura do corpo (pelo médico) e da estrutura da alma (pelo filósofo), de onde retiravam seus conhecimentos para restituir ao doente o seu equilíbrio essencial, ou a homeostase.

Mesmo explicando a doença com afastamento da metafísica, ou seja, tirando dos deuses a responsabilidade única para os males do corpo, Hipócrates reconhecia o papel da espiritualidade na cura, e do acolhimento para que esta cura se concretizasse. Ele somava a isso a relação de confiança mutua entre paciente e médicos. E isso não mudou nos últimos 2,5 mil anos.

A observação atenta do paciente e a identificação dos sintomas embora tenha ganhado aliados com a modernidade e a tecnologia dos exames laboratoriais e de imagens, continua sendo essencial a anamnese e a experiência clinica do médico, dando a ele a importância que conquistou ao longo da história.

É sobre os 2,5 mil anos de evolução da medicina que os três convidados da  78ª Live Comunica Médicos pela Vida vão falar. Esta Live é a continuação de outras duas, a de numero 77, da última terça-feira (9) e a de numero 70, que aconteceu no dia 21 de março. O que a medicina de Hipócrates tem em comum com a dos dias atuais?

Na bancada da 78ª Live Comunica Médicos pela Vida desta terça-feira (16) as 20h30:

Dr Fernando Lamego de Souza Campos, é médico formado pela faculdade de medicina de Teresópolis cardiologia pela universidade federal Fluminense ortomolecular pelo instituto Helion Póvoa. Oficial médico do corpo de bombeiros do estado do Rio de Janeiro Coordenador dos Médicos pela vida e vice presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Canabinoide. Foi palestrante nos dois Congressos Mundiais sobre Covid-19 que aconteceram no Brasil em 2021 e 2022.

Dr. Lino Guedes Pires é médico formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, clínico geral, emergencista com experiência CTI´s – salas vermelhas. Especialista em Medicina Tradicional Chinesa – MTC. Estudioso da obra do filósofo, psiquiatra, físico, sexólogo, psicanalista, filósofo e biólogo austríaco-americano Wilhelm Reich autor de vários livros, incluindo Psicologia de Massas do Fascismo e Análise do Caráter, ambos publicados em 1933, escreveu também A Função do Orgasmo, A Revolução Sexual, e outros. Fundou a Bioenergética e a orgônio terapia. Foi um dos psiquiatras mais revolucionários da história. Dr. Lino foi palestrantes nos dois Congressos Mundiais sobre Covid-19 que aconteceram no Brasil em 2021 e 2022.

Dr. Eduardo Leite é médico cirurgião de Feira de Santana – BA. Ex-diretor do Hospital Estadual Cleriston Andrade. Foi chefe de equipe do Hospital Getúlio Vargas de Salvador. Atuou como Preceptor da residência de cirurgia geral nos Hospitais HGV e da Irmã Dulce em Salvador. Coordenador do Serviço de Cirurgia Geral e de Vídeo Cirurgia do Hospital EMEC onde foi sócio até recentemente. Hospital hoje que pertencer a Rede Mater Dei de Saúde.

É autor de tres livros: Política e Corrupção na Saúde parte I e II. É co-autor do livro Aspectos Sociológicos,Criminológicos e Jurídicos da Corrupção e do recém-lançado livro que está fazendo sucesso com edição já esgotada: COVID-19 a Pandemia da Estupidez.

Dr. Jandir de Oliveira Loureiro Junior é formado pela UNI-RIO, concursado na rede municipal do SUS – RJ, Pós graduado em Radiologia e Diagnóstico por Imagem e Medicina do Trabalho no Hospital Santa Casa do RJ  e RQE em ultrassonografia – Foi emergencista durante a pandemiano Polo Gripal de Silva Jardim, município que manteve um dos menores índices de letalidade por Covid em todo o estado do Rio. E Coordenador das Lives Comunica Médicos pela Vida.

Links para acesso:

HTTPS://medicospelavidacovid19.com.br/live/

HTTPS://gettr.com/user/medicospelavida

HTTPS://youtube.com/medicospelavidalives/

Associe-se ao MPV, acessando o site www.medicospelavidacovid19.com.br – Doe para o MPV