A 92ª Live Comunica Médicos pela Vida é uma reedição atualizada da 33ª exibida no dia 7 de julho de 2022. O assunto máscaras voltou com toda força nas últimas semanas. Mas as máscaras realmente protegem? O certo é que durante a pandemia, elas foram praticamente inquestionáveis e quem não aderiu era chamado de negacionista.

Passada a emergência sanitária, inclusive seu fim, decretado oficialmente pela OMS e também pelo governo brasileiro, percebe-se que elas mais serviram para o controle estatal do que propriamente preservação da saúde. Há inúmeros estudos comprovando a ineficácia dos adornos faciais, assim como seus efeitos nocivos, principalmente em gestantes e crianças.  Nessas, incidem ainda, distúrbios cognitivos. A pandemia da Covid-19 segue cercada de mistérios e interesses inconfessáveis, e as máscaras se transformaram numa espécie de marca registrada do poder estatal sobre as liberdades individuais.

No Brasil, o Conselho Federal de Medicina colocou um ponto final orientando a Anvisa desobrigar máscaras nos aeroportos do país. Isso aconteceu em fevereiro de 2023 e os jornalistas militantes se queixaram, mas poucos dias após, a obrigatoriedade de máscaras nos aeroportos caiu.

Agora, em agosto de 2023, parece haver no ar uma intenção velada de retornar com elas em breve. Pesquisadores relacionados às agências de saúde anunciaram uma variante mais transmissível. Médicos independentes já se posicionaram e declararam que não se trata de cepa agressiva a ponto de causar a mesma morbi-mortalidade das primeiras ondas. E agora? O que fazer?

Primeira medida é se cercar de informação de qualidade embasada na verdadeira ciência. Máscaras não impediram a circulação do vírus e por isso, há mais de um ano, o MPV Comunica reuniu 4 médicos experientes e sem conflitos de interesse para debater o assunto que continua atual.  

A quem interessa a volta das máscaras? Parte 2. Nessa reedição, iremos ouvir os médicos que participaram da 33ª Live Comunica Médicos pela Vida, além da atualização do assunto. 

Currículos dos convidados:

Dr. Mauro Reis Junior, médico neurocirurgião de urgências há 28 anos, formado pela Universidade Federal de Minas Gerais. Pós-graduação em neurocirurgia, mestrado em NEURO-radiologia pela universidade Louis Pasteur de Strasbourg. Atuou como neuro-radiologista em Londres. Estudou Neurocirurgia vascular com Dr Spetzler em Phoenix no Arizona-USA. Em Paris, atuou no Hospital Lariboisiere com professor Merland e na Fondation Rothschild estagiou com o professor Jacques Moret. Fala inglês, português, francês e alemão.

Dr. Mauro atua na linha de frente do Hospital Odilon Behrens que é um dos maiores centros de atendimento de Covid do mundo. Hospital e a UPA-Odilon recebem pacientes de Covid da grande BH (metrópole com 36 municípios e área de abrangência com contingente populacional de seis milhões de pessoas). O médico atua como chefe do plantão deste que é o segundo maior pronto socorro de MG. Já atuo como neurocirurgião no Hospital Mater Dei em Belo Horizonte e em outras capitais do país.

Dr. João Jackson Duarte possui doutorado em cardiologia e cirurgia cardiovascular pela Fundação Cardiovascular São Francisco de Asssis. Atualmente é cirurgião no Hospital Universitário da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Chefe do Serviço de Cirurgia cardiovascular do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul Rosa Maria Pedrossian. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cirurgia Cardiovascular, atuando principalmente em: insuficiência cardíaca, experimental, miocardiopatia, pós operatório de cirurgia cardiovascular e tratamento endovascular das patologias da aorta.

Dr. Djalma Marques
 é médico graduado pela Universidade Federal de Pernambuco em 1978. Mestrado em Fisiopatologia Médica e PhD em Medicina e Cirurgia pela Universidade de Barcelona. Professor em Universidades Brasileiras e estrangeiras:  Universidade de Cádiz, Espanha,  Institut de Fisiologia i Medicina del Art, Catalunha; Universidade do Arizona, EUA.

Foi Pesquisador da Fundação Osvaldo Cruz. Consultor AD HOC do Programa Iberoamericano de Ciência y Tecnología para el Desarrollo (CYTED). Pesquisador na área de Biotecnologia, coordenando estudos a respeito da utilização de probióticos e produtos naturais, para promoção da saúde. O Dr. Djalma possui formação em Belas Artes, especialidade Violão Clássico pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Pernambuco. Desenvolvedor do Programa de Reeducação Psicomotora para Músicos – PRPM, utilizado em várias Universidades europeias. Desde 2020 dedica-se exclusivamente ao estudo e tratamento da Covid.

Acesso à Live nesta terça-feira (22) às 20h30

HTTPS://gettr.com/user/medicospelavida

Associe-se ao MPV, acessando o site www.medicospelavidacovid19.com.br – Doe para o MPV pelo pix: CNPJ: 19.548.229/0001-93