A série de lives especiais do Médicos pela Vida em parceria com a Aliança & Medicina Antroposófica chegam na sua sexta edição apresentando as diversas aplicações da Antroposofia nas atividades humanas, com o objetivo de socializar o debate, seus fundamentos e a sua prática.
Se o tema é estranho para você, vale a pena assistir a shot class “Medicina Antroposófica e sua contribuição para a ampliação da Arte Médica” e às lives anteriores, sobre Medicina, Psicologia e Aconselhamento Biográfico com base na Antroposofia, além da própria Trilogia, Alma da sensação (1ª live) e Alma da índole e do intelecto (2ª live; 3ª live; 4ª live).
A série em modelo de Trilogia: “Uma sociedade desenhada para destruir o Eu”, é um resgate da história da humanidade em pontos conectados com o desenvolvimento psicológico através da visão Antroposófica, oportunidade de enriquecimento do conhecimento por meio do diálogo.
Nesta 5ª edição o Professor Rufo Garcia Rubio relembra os setênios, relacionando eles às percepções sensoriais, ao intelecto e à consciência, seus reflexos nos passos evolutivos da própria humanidade. Em linguagem antroposófica, trata-se do processo histórico da humanidade em uma biografia de 2.160 anos:
– Cultura egípcia assírio-caldeo-babilônica (2.907 a 747 a.C.): Alma da sensação.
– Cultura greco-romana e idade média (747 a.C. a 1.413 d.C.): Alma da índole e do intelecto.
– Cultura anglo-saxônica (1.413 d.C. a 3.573 d.C.) atual: Alma da consciência.
O foco desta 5ª edição será as campanhas de Alexandre, o Grande, quando a Grécia helenizou a Ásia. Rudolf Steiner menciona que Aristóteles, professor e educador de Alexandre, não viu com bons olhos esse desejo de Alexandre e tentou persuadi-lo. Ao perceber a impossibilidade de apaziguar o desejo de alexandrina, passou a ordenar o impulso de Alexandre, direcionando as campanhas militares em forma de cruz naquele território geograficamente.
Esta travessia possibilitou que o povo hebreu também fosse helenizado e, assim, o pensamento lógico chegaria a Jerusalém, onde três séculos depois se encontraria com as forças do amor trazidas à terra por Cristo. Foram as forças críticas que o eu recebe sua completude e pode se elevar acima do eu humano terrestre e iniciar o processo de se tornar um verdadeiro Eu. Com Cristo, o eu é transformado de ser criatura (criada pelos deuses) a ser criador, por suas próprias forças.
Este é o grande mistério que começa na transição dos tempos, especialmente na época em que vivemos. Nesta live e na próxima, o Prof. Rufo dissertará sobre a aproximação deste mistério que é o Eu Humano. Oportunidade rara de compreender por qual motivo o Eu é o alvo que precisa ser aniquilado pelos poderes adversos, expressados através dos postulados que a Agenda 2030 quer impor.
Participam desta live a Dra Ana Cristina Lemos Malheiros, médica psiquiatra e a jornalista Tereza Tonelli Raci.
Na bancada desta 5ª de uma série da especial em modelo de trilogia:
Professor Rufo Garcia Rubio que possui formação em Arte, Pedagogia e Antroposofia na Escola Superior de Artes de Alanus Hochshule, em Boom na Alemanha. Por muitos anos ministrou aulas de Escultura e Antroposofia. É fundador da Editora Antroposófica e do Centro de Estudos Artísticos “Perceval”, em Buenos Aires, Argentina. Atualmente, é docente em Seminários de Pedagogia na Argentina e no México. Estudioso da correlação entre ideologias e ações políticas, principalmente sobre o globalismo, suas consequências sobre a humanidade, a partir da visão antroposófica.
Dra. Ana Cristina Lemos Malheiros é médica psiquiatra, formada na UFMG, com certificado internacional em Medicina Antroposófica. Com 37 anos de atuação, participa de atividades educativas sobre Bioética na pandemia e consequências para a saúde física e psíquica. Com ênfase profissional em promoção da saúde e desenvolvimento humano. É articuladora de grupos de participação social para defesa da vida, da verdade e da liberdade. Foi palestrante no segundo congresso internacional sobre COVID-19 promovido pela World Council for Health e dos Médicos pela Vida, em julho de 2022 em Foz do Iguaçu-PR.
Participação especial da jornalista Tereza Cristina Tonelli Racy– Defensora da Pedagogia Waldorf
Âncora: Jornalista José Aparecido Ribeiro
Links para acesso: Quarta-feira (30) às 20h30!
Associe-se ao MPV, acessando o site www.medicospelavidacovid19.com.br – Doe para o MPV pelo pix: CNPJ: 19.548.229/0001-93