Médicos pela Vida e Aliança Medicina & Pedagogia Antroposófica seguem debatendo o futuro da educação no Brasil, por meio das Lives Especiais, convidando profissionais da saúde e da educação comprometidos com o futuro das novas gerações. O tema desta quarta-feira (8) às 20h30 é a “Alfabetização fônica como base da autonomia para aprender”. Vamos conhecer os pré requisitos para a alfabetização e como melhorar a prontidão as criança para esta conquista de habilidades de expressão e conhecimento do mundo.

Cresce a preocupação de pais e professores conscientes dos riscos de implantação de um sistema de adestramento comportamental sob a falsa denominação de Plano Nacional de Educação – PNE. Ouvir os especialistas de múltiplas disciplinas das ciências humanas tornou-se URGENTE e indispensável neste momento que o país vive, sendo preparado para implantação do socialismo.

A educação e a saúde andam juntas e precisam ser conduzidas de forma integrada, favorecendo assim o desenvolvimento integral e saudável do educando. Sobretudo quando as políticas públicas seguem ideologias e são dissociadas entre si, propositalmente, desencadeando inúmeras interferências negativas e prejuízos ao desenvolvimento físico e mental da criança e do adolescente, podendo resultar em analfabetismo funcional ou literal. É na fase do aprendizado que a formação da personalidade se consolida.

Existem recursos disponíveis para uma boa educação, associando ela à saúde integral e focando na cosmovisão de um ser humano pleno e capaz de expressar no mundo seus potenciais. Por isso o MPV e a AM&PA joga luz no debate sobre o PNE, ampliando o campo de visão de pais, professores, médicos e profissionais da saúde para exercerem suas responsabilidades com base na realidade e não nas narrativas que desviam a atenção e impedem uma educação libertadora.

Para que você possa-se organizar bem, veja a nossa programação e assista as lives anteriores desta série especial:

  1. 10/04/2024 –Dra. Akemi Shiba– médica psiquiatra

A disforia de gênero como distúrbio transitório e possibilidades terapêuticas não-radicais”: https://medicospelavidacovid19.com.br/videos/a-disforia-de-genero-como-disturbio-transitorio-e-possibilidades-terapeuticas-nao-radicais/

  • 17/04/2024 –Dra. Rita Rahme– médica pediatra/ Antroposofia

“Pediatria para além das doenças infanto-juvenis”- Parte 1: https://medicospelavidacovid19.com.br/videos/pediatria-para-alem-das-doencas-infanto-juvenis-parte-1/

 Orientações para a saúde física e psíquica da criança (0-7 anos)

  • 24/04/2024 – Quarta-feira – 20:30 hs.

Dra. Rita Rahme – médica pediatra/ Antroposofia: “Pediatria para além das doenças infanto-juvenis”- Parte 2: https://odysee.com/@medicospelavidacovid19:0/Dra-Rita-Rahme–m%C3%A9dica-pediatra–al%C3%A9m-das-doen%C3%A7as-infanto-juvenis-parte-2.1:7

Orientações para a saúde física e psíquica do adolescente e jovem (7-14anos; 14-21 anos)

  • 08/05/2024 – Quarta-feira – 20:30 hs.

Professora Inez Borges Augusto – (colocar o currículo atualizado da última live)

“Alfabetização fônica como base da autonomia para aprender”

Conheça os pré-requisitos para a alfabetização e como melhorar a prontidão da criança para esta conquista de habilidades de expressão e conhecimento do mundo

  • 15/05/2024 – Quarta-feira – 20:30 hs.

Professora Elizabeth Cerri – Pedagogia Waldorf e Pedagogia Social

“Interação entre pais e professores: foco no benefício para o desenvolvimento de crianças e adolescentes”- Parte 1

Cooperação entre pais e professores para apoio no processo de desenvolvimento das crianças – Desafios e perspectivas

  • 22/05/2024 – Quarta-feira – 20:30 hs.

Professora Elizabeth Cerri – Pedagogia Waldorf e Pedagogia Social

“Interação entre pais e professores: foco no benefício para o desenvolvimento de crianças e adolescentes”- Parte 2

Cooperação entre pais e professores para apoio no processo de desenvolvimento dos adolescentes – Desafios e perspectivas

Para enriquecer a proposta de desenvolvimento das crianças e adolescentes, e o favorecimento da qualidade de vida, da autonomia e da ação e pensamento livres na vida em sociedade, uma Professora que é pós-doutorado em educação Inez Augusto Borges.

Na bancada da Live Especial de quarta-feira (8) às 20h20:

Professora Inez Augusto Borges tem Mestrado em Educação Cristã, Doutorado em Ciências da Religião, Pós-Doutora em Educação, Arte e História da Cultura, Profa. Universitária, desenvolve pesquisas e ministra cursos e palestras sobre a Fundamentação Filosófica, Histórica e Metodológica da Educação, analisando as consequências destes fundamentos nas políticas públicas educacionais e seus resultados em diferentes contextos históricos. Foi assessora Especial do Ministério da Educação entre 2020 e 2022. É autora de diversos livros, incluindo, Educação para Integridade: referencial teórico, Educação e Personalidade: a dimensão sócio- histórica da educação cristã, Confessionalidade e Construção Ética na Universidade. INSTAGRAM: https://www.instagram.com/inezaborges

Coordenação e mediação: Dra. Ana Cristina Lemos Malheiros é médica psiquiatra, formada na UFMG, com certificado internacional em Medicina Antroposófica. Com 37 anos de atuação, ela participa de atividades educativas sobre Bioética na pandemia e consequências para a saúde física e psíquica. Sua atuação profissional enfatiza a promoção da saúde e o desenvolvimento humano. Dra. Ana é articuladora de grupos de participação social para defesa da vida, da verdade e da liberdade. Foi palestrante no segundo congresso internacional sobre COVID-19 promovido pela World Council for Health e dos Médicos pela Vida.

Coordenação da Comunicação do MPV: Dr. Jandir Loureiro – Médico Emergencista

Âncora: Jornalista José Aparecido Ribeiro

Links para acessar a série de lives especiais:

Associe-se ao MPV, acessando o site www.medicospelavidacovid19.com.br – Doe para o MPV pelo pix: CNPJ: 19.548.229/0001-93