Rio de Janeiro
Espaço dedicado aos conteúdos regionais produzidos por cada grupo estadual. Inicialmente contendo apenas o Rio de Janeiro.
Médicos do Rio de Janeiro solicitam posição do CREMERJ
Nós, Médicos inscritos no Conselho Regional do Estado do Rio de Janeiro, solicitamos que o CREMERJ se posicione de forma clara a favor do presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), que vem lutando de forma incessante e solitária (pelo menos junto a grande mídia) nessa autarquia pela Autonomia Médica e para a manutenção da Resolução número 04/2020.
Dr. Mauro Ribeiro, além de presidente do CFM, é o único Conselheiro a se manifestar publicamente a favor da resolução 04/2020. Seu trabalho é fundamental na defesa dos valores primordiais e fundamentais prescritos na resolução, alicerces do exercício da Medicina no nosso país.
A queda desses princípios, dessa resolução do CFM, ou a surreal lavração de multa num valor totalmente questionável, desconexo da realidade dos fatos, de R$ 60 milhões, referente à Ação Civil Pública número 5028266-85.2021.4.03.6100 impetrada pela Defensoria Pública da União, irá gerar uma consequência inevitável: implodir a boa e ética Medicina, dando lugar à desordem ainda maior na saúde em nosso país.
Portanto, solicitamos que o nosso Conselho Regional (CREMERJ) divulgue amplamente uma nota de apoio ao presidente do CFM, Dr. Mauro Ribeiro.
Homenagem ao dia dos Médicos - MPV
Nós, Médicos Pela Vida, após mais de um ano e meio de pandemia, de sofrimentos, de ansiedades e também de sorrisos, aprendemos algumas lições.
A maior delas é que não devemos, jamais, deixar nossos pacientes para trás. Continuaremos os atendendo de forma imediata e integral com medicamentos reposicionados, seguros e eficazes.
Continuaremos apesar de todos ataques da mídia, do judiciário e de alguns políticos. Seguiremos atendendo adequadamente os pacientes suspeitos ou confirmados de Covid-19.
Tudo com a certeza de que não existe guideline (protocolo ou kit) que possa substituir um bom médico, que faz o fundamental nessa doença e no processo de cura: o acompanhamento.
Temos plena consciência que muitos dos que nos atacam recorrem de forma silenciosa e sub-reptícia aos médicos ou medicamentos utilizados por nós. Assim aprendemos a não perderemos nosso precioso tempo com ouvidos que não querem ouvir.
Nosso grupo faz um convite à classe médica para um amplo debate sobre a bases fisiopatológicas e o tratamento em todas as fases, incluindo a síndrome pós-covid e Covid pós-vacinal.
Assim, clamamos a todos colegas e Conselhos Regionais de Medicina do país que apoiem o presidente do CFM Mauro Ribeiro, que sofre ataques por resguardar a autonomia dos médicos. Atividade que jamais deveria ser influenciada por entidades não médicas ou atoladas em conflitos de interesses.
E por fim, desejamos união e feliz dia do médico!