Milhões de pessoas ao redor do mundo continuam enfrentando sintomas mesmo meses depois de terem se recuperado da infecção pelo coronavírus. Fadiga intensa, dificuldade para dormir, cansaço após pequenos esforços e problemas de memória são apenas alguns dos desafios enfrentados por quem sofre da chamada COVID longa.
Um novo estudo traz uma luz no fim do túnel: um medicamento chamado naltrexona, usado em doses baixas, pode ajudar a reduzir esses sintomas. A naltrexona é um medicamento que atua como antagonista dos receptores opioides no sistema nervoso central.
Isso significa que ela bloqueia a ação dos opioides (como morfina, heroína e outros derivados) e também interfere na forma como o cérebro percebe a recompensa associada ao álcool e a lguns comportamentos compulsivos.
Ela é utilizada em diferentes contextos médicos, principalmente no tratamento da dependência química. Sua principais indicações são: Dependência de álcool, reduzindo o desejo de beber e a sensação de prazer associada ao consumo, ajudando na manutenção da abstinência.Dependência de opioides (morfina, heroína, codeína, oxicodona, etc., impedindo que a pessoa sinta os efeitos de euforia caso use a droga, funcionando como um bloqueador.
Além disso o uso experimental em outras condições têm se mostrado eficaz em doses muito baixas (Low Dose Naltrexone – LDN), estudada para doenças autoimunes (como esclerose múltipla, fibromialgia, doença de Crohn, lúpus) e dor crônica, devido ao seu possível efeito modulador do sistema imunológico.
Importante: essas aplicações ainda são experimentais, com evidências em desenvolvimento. A droga não deve ser usada se a pessoa ainda estiver usando opioides, pois pode precipitar sintomas de abstinência intensa. Ela é contraindicada em casos de hepatite aguda ou insuficiência hepática grave. E o MAIS IMPORTANTE: Sempre precisa de prescrição e acompanhamento médico.
Na bancada da 173 Live Comunica Médicos pela Vida de terça-feira (30/9) às 20h30
Dr. Ronal Perino é médico oftalmologista cirurgião de catarata e excimer laser durante 30 anos
Medico Perito Judicial área de Oftalmologia. Medicina Integrativa, fez diversos cursos na área
Curso Extensão Oftalmologia Integrativa UNIFESP 2020 2021. Curso Fundamentos de Medicina Ortomolecular 2023 EUROINOVA –ESPANHA. Curso Básico de Fitoterapia. Curso Básico de Ozonioterapia. Curso de Terapia Neural. Organizador Lives , Medico voluntario tratamento pacientes Covid-19 2020-2022. Workshop Oncologia com Professor Jose Felippe Jr julho 2025
Terapias por Biorressonância e outros
Dr Marcelo Miranda Mertens é Clínico, Pneumologista, Alergista, e expert em medicina biomolecular. Ex professor Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais. Ex assistente – Preceptor da Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte. Ex. diretor técnico da ABOZ (Associação brasileira de Ozonioterapia). Mestre professor em Hatha Yoga. Registro profissional. Atua em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, e possui sólida formação. Dr. Mertens mantém-se atualizado com as melhores práticas e inovações do setor, garantindo um cuidado de qualidade e eficácia aos pacientes que trata.
Para filiação: https://associacao.medicospelavida.org.br
Links para assistir ao vivo as lives do MPV: https://medicospelavida.org.br/live/
Youtube: https://youtube.com/@mpv.org.br.01
Engaje-se nesta causa, doe pelo pix: CNPJ: 19.548.229/0001-93
Perguntas ao vivo: 31-99953-7945