Estudo randomizado no Paquistão: hidroxicloroquina é segura e eficaz para curar o Covid-19

Lahore, 21 de julho de 2020: Os resultados preliminares do maior teste de drogas do país sobre o coronavírus – o ensaio randomizado e observacional do Paquistão para avaliar o tratamento com coronavírus (PROTECT) – não apenas estabeleceu a segurança da hidroxicloroquina, um medicamento geralmente usado para a malária, em termos de mortalidade, mas também também mostraram taxas de recuperação significativas em pacientes Covid-19 quando usados ​​em combinação com outros dois medicamentos – azitromicina e oseltamivir.

As alegações, assim como os resultados, foram divulgadas aqui na Universidade de Ciências da Saúde (UHS), na segunda-feira, em uma cerimônia presidida pelo governador Chaudhry Muhammad Sarwar e com a presença do ministro do ensino superior do Punjab, Raja Yassir Humayun Sarfraz , vice-chanceleres das universidades médicas, pesquisadores e membros do corpo docente.

Ao divulgar os resultados do estudo, o vice-chanceler da UHS, Prof Javed Akram, que também é seu principal investigador, esclareceu que o objetivo era avaliar a hidroxicloroquina sozinha e em várias combinações de medicamentos como tratamento do coronavírus.

“Trata-se de um ensaio clínico multicêntrico, com multiplos grupos de teste, adaptativo e randomizado para controle de drogas, destinado a pacientes recém-diagnosticados”, ele informou os participantes da cerimônia.

Ele disse que o estudo descobriu que os pacientes com coronavírus, que receberam os três medicamentos combinados, tiveram uma taxa de recuperação de 86%.
Javed Akram, professor do UHS vice-chanceler, disse aos participantes que o teste do medicamento foi lançado em 30 de abril, após a aprovação da Autoridade Reguladora do Medicamento do Paquistão (DRAP) e do Comitê Nacional de Bioética (NBC).

Ele acrescentou que 12 centros, incluindo 10 universidades de oito cidades, foram incluídos no estudo. O estudo envolveu pacientes Covid acima de 18 anos, que foram divididos em oito grupos. Os pacientes incluídos na pesquisa eram 60% masculino e 40% feminino. Os três medicamentos foram administrados a sete grupos, cada um composto por 60 a 65 pacientes, isolados e em combinações diferentes, enquanto um grupo controle não recebeu nada.

Javed Akram revelou que a taxa de recuperação da combinação dos três medicamentos foi a mais alta em 86%. A segunda maior taxa de recuperação foi de 75% da azitromicina. A taxa de recuperação geral dos pacientes que receberam medicamentos foi de 73,1%, enquanto a taxa de recuperação sem medicamentos foi de 67%. Os 27% dos pacientes permaneceram positivos para a Corona mesmo duas semanas após tomar o medicamento. Dos pacientes que não receberam nenhum medicamento, 33% permaneceu positivo para Corona mesmo após duas semanas.

O UHS vice-chanceler acrescentou que a taxa de recuperação na primeira semana de pesquisa foi de 33,5%, enquanto na segunda semana, aumentou para 72,2%.

Inicialmente, o teste de PCR foi utilizado como base para a pesquisa. Ele disse que um total de quatro mortes foram relatadas durante o estudo. Três mortes ocorreram em grupos que receberam um único medicamento, enquanto uma morte ocorreu no grupo que recebeu uma combinação de hidroxicloroquina e azitromicina.

Akram deixou claro que o estudo ainda estava em andamento e envolveria cerca de 9.500 pacientes quando concluído. Ele acrescentou que Rs30m foram gastos em pesquisa até agora, que a universidade havia coletado com seus próprios recursos e através de doações.

Khalid Masood Gondal, professor de vice-chanceler da Universidade Médica King Edward, disse em seu discurso que, se os procedimentos operacionais padrão (SOPs) forem implementados em Eidul Azha, o coronavírus estará sob controle até setembro.

Em homenagem aos trabalhadores da linha de frente da saúde, o governador Chaudhry Muhammad Sarwar disse que o país sempre se lembraria da bravura com que os trabalhadores da saúde lutaram contra o vírus.

“Um muro memorial está sendo erguido na Casa do Governador em reconhecimento aos serviços dos trabalhadores da saúde que ostentariam os nomes de todos os soldados da linha de frente”, acrescentou.

Ele disse que embora seja um sinal encorajador ver casos de coronavírus diminuindo, os mercados de gado, Eidul Azha e Muharram representam um grande desafio em relação ao controle da propagação da infecção, mais uma vez.

“Se esses desafios forem superados, venceremos Corona”, afirmou o governador de Punjab.

O ministro provincial do ensino superior, Raja Yassir Humayun, também falou.

Aamer Zaman Khan, Azizur Rehman, Dra. Shehla Javed Akram, Maryam Nawaz Tarar, Tassaduq Hussain Jilani, Abrarul Haq, Prof Mahmood Ayaz, Prof Asad Aslam, Dr. Somia Iqtadar, Dr. Farah Khalid, Prof Zafar Gil, Prof Hanif Presentes Nagra, Prof Muhammad Shehzad, Dr. Allah Rakha, Waqas Latif, Faisal Amin e Dr. Shah Noor.

No final, o governador distribuiu escudos entre os participantes.

Publicado em Dawn, 21 de julho de 2020

…………………………………

Registro do estudo
https://clinicaltrials.gov/ct2/show/NCT04338698?id=NCT04338698

Sumário breve:
Avaliar a eficácia do fosfato / sulfato de hidroxicloroquina (200 mg por via oral 3X por dia, durante 5 dias) vs oseltamivir (75 mg por via oral duas vezes ao dia por 5 dias) vs azitromicina (500 mg por via oral diariamente no dia 1, seguida de 250 mg por via oral duas vezes ao dia nos dias 2-5), isoladamente e em combinação (nos sete grupos), na remoção do ácido nucleico do coronavírus da garganta e na zaragatoa nasal e na melhora clínica no dia 7 de acompanhamento (desfechos primários).

Descrição detalhada:
Uma força-tarefa científica notificada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia do Governo do Paquistão supervisionará um estudo abrangente de coorte. Nesta coorte, um estudo multicêntrico, adaptativo e randomizado controlado avaliará, entre os pacientes elegíveis infectados com SARS-Cov-2 (COVID-19) que recebem tratamento de suporte padrão que consente com a randomização após um novo diagnóstico no Paquistão, se o fosfato / sulfato de hidroxicloroquina sozinho (intervenção de controle) vs uma série de alternativas (intervenções comparadoras), incluindo Oseltamivir e Azitromicina isoladamente e em combinação com Fosfato / Sulfato de Hidroxicloroquina, é eficaz para eliminar o coronavírus e melhorar o curso clínico da doença. Aqueles que não concordarem com a randomização serão acompanhados pelos resultados da infecção por SARS-Cov-2 apenas com cuidados de suporte.

…………………………………………………………….

Fontes:

https://clinicaltrials.gov/ct2/show/NCT04338698

https://www.dawn.com/news/1570211/study-claims-hydroxychloroquine-is-safe-effective-to-cure-covid-19

https://theprotect.com.pk/

http://www.uhs.edu.pk/