O 2º Congresso Mundial World Council for Health – Médicos pela Vida – COVID-19 – Quadro atual, com a participação da Front Line COVID-19 Critical Care Alliance (FLCCC), Doctors Federation for the World (DFW), Organização Mundial pela Vida (OMV), aconteceu em Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil, no Centro de Convenções do Hotel Bourbon Cataratas entre os dias 30 de junho e dia 3 de julho de 2022, reunindo os maiores estudiosos e mais experientes médicos em COVID-19 de 20 países, todos com o propósito de trocar suas experiências, atualizar e elaborar novos estudos científicos.

O evento começou na quinta-feira dia 30 de junho, precisamente às 8h30 e terminou na tarde do domingo 3 de julho às 19h, somando 48 horas de exposições e debates de alto nível, em clima de confraternização, cooperação científica e solidariedade. O Congresso teve a presença de 1.706 pessoas, sendo 269 médicos congressistas, 101 palestrantes e 110 estudantes de medicina.

Os painéis foram ricos em informações e abordagens práticas e contaram com cientistas de diferentes nacionalidades. Participaram médicos e profissionais dos cinco continentes, de várias especialidades da medicina, da ciência, da biologia, da engenharia e do direito que estudam a COVID-19, suas consequências na saúde e seus impactos no cotidiano de bilhões de pessoas mundo afora.

Desde o surgimento da COVID-19 em dezembro de 2019 profissionais de todas as partes do planeta vêm estudando e tirando conclusões sobre os efeitos do vírus no organismo humano, suas sequelas, as alternativas de tratamento e mais atualmente os efeitos das inoculações experimentais, erroneamente chamadas de vacinas, que após 1,5 anos seguem fazendo vítimas. 

Nos quatro dias de Congresso, profissionais convidados fizeram exposições, debateram e chegaram a várias conclusões sobre a pandemia. Tudo isso está sendo disponibilizado no site do Médicos pela Vida, na íntegra, para todos os interessados no assunto. Do congresso foi extraído um manifesto com 23 ítens de conclusões, que segue disponível, e cuja leitura é fortemente recomendável.

A abertura oficial ocorreu na tarde da quinta-feira (30) com a presença do Coordenador Geral do MPV, Dr. Antonio Jordão Neto; da Dra Jennifer Hibberd, médica do Canadá representando o WCH; do conhecido médico Norte Americano Dr. Pierre Cory, que representou a FLCCC Aliance; pelo Dr. Phillip McMillan, presidente do DFW. Dr Jordão Neto lembrou a importância do trabalho dos médicos Li Wenliang e Anthony Wong – homenageados no 1° Congresso Mundial WCH-MPV que aconteceu em Brasília em 2021 – do virologista francês, ganhador do prêmio Nobel pela descoberta do vírus da AIDS (HIV) e falecido neste ano e do médico ucraniano radicado nos EUA Wladimir Zelenko – falecido no segundo dia deste 2°congresso. Os nomes de LUC MONTAGNIER e WLADIMIR ZELENKO deram nome ao 2° Congresso Mundial sobre COVID-19.

Antes da abertura oficial, quatro temas centrais mobilizaram os panelistas que falaram sobre: “Diagnósticos de COVID-19 e Imunologia de Vacinas”, cujos moderadores foram os Drs. Gabriel Lorber e Roberta Lacerda. Outro tema importante do 1º dia foi a “COVID-19 e os Efeitos das Vacina” seguido do tema “Vacinas e Impactos Imunogênicos”, painel moderado pela conhecida médica de São Paulo Dra. Nise Yamagushi. Coube a ela também a moderação do último painel do dia: “COVID-19: Riscos / Benefícios em Ser ou Não Ser Vacinado”. 

O segundo dia foi marcado pelo anúncio da morte do Dr. Wladimir Zelenko, anunciada com grande emoção pela Dra. Nise Yamagushi, minutos depois da notícia ganhar as redes sociais em todo o mundo. Comovidos, os mais de 500 congressistas presentes fizeram um minuto de silêncio e ouviram palavras de conforto da Dra. Nise que emocionaram a plateia. O segundo dia também foi marcado pela forte presença de estudantes de medicina de várias partes do Brasil e do mundo, todos interessados no tema COVID-19, ávidos por conhecimento bebido na fonte. 

Os cinco painéis do segundo dia de congresso foram: “Abordagem de Tratamento para os Desafios na Saúde”; “COVID-19: Ciência e Patologia Relacionada às Vacinas”, cuja moderadora foi a Dra. Katarina Lindley. Na sequência a Dra. Naseeba Kathrada moderou os temas: “COVID Crônica e Doenças Pós-Vacinas”. Coube a Dra Roberta Lacerda a moderação do último painel do dia cujo tema foi “Dados Pós-Vacinas”.

Reconhecimentos e homenagens

O MPV recebeu da Assembleia Legislativa do estado brasileiro de Rondônia, através da Dra. Luciana Berti, médica de Ariquemes, medalha legislativa de Honra ao Mérito pelo trabalho realizado em prol da vida. Esteve presente também durante os dias de Congresso a prefeita de Rancho Queimado, Cleci Veronezi, município de Santa Catarina que adotou o tratamento precoce logo no início da pandemia e registrou zero óbito pela doença. 

O sábado (2) foi reservado para a saúde mental na pandemia e para a apresentação do “Estudo de Itajaí”, realizado pela Dra. Lucy Kerr e pelo Dr. Flávio Cadegiani, o maior estudo sobre ivermectina em COVID-19 já realizado no mundo. Na parte da tarde, coube ao Dr. Eduardo Leite abordar o tema: “Pacto de Roma: Verdades”. O dia teve presença marcante dos profissionais do direito nacional e internacional, painéis moderados pelo experiente médico e coordenador do MPV, Dr. Carlos Nigro. Houve ainda os lançamentos de três importantes livros dos autores: Dr Eduardo Leite – Covid-19, A Pandemia da Estupidez; Ética e CoviD de Hélio Angotti; Falso Positivo de Fernando Ferreira e Javier Sciuto. 

No final das exposições, foi lançado oficialmente o Filme “Missão Manaus”, cuja protagonista, a Dra. Mayra Pinheiro, estava presente juntamente com outros participantes. O filme arrancou lágrimas de quase todos os espectadores que assistiram os comoventes depoimentos de quem viveu o que de fato aconteceu na capital do Amazonas nos três primeiros meses de pandemia em 2021. No final, o Comandante Antonio Veneu Jordão, que é um dos coordenadores de apoio do MPV, prestou homenagem à médica que foi na ocasião a responsável pelas ações do Ministério da Saúde em Manaus, motivo pelo qual sofreu ataques da mídia e de membros da CPI da COVID no Senado Federal.

Ainda na tarde do terceiro dia de Congresso, a Câmara Municipal de Lontras – SC, prestou homenagem ao MPV, com o diploma de Honra ao Mérito, levado pessoalmente pelo vereador caminhoneiro Rabuja. Entre outros, os deputados Soldado Fruet – Pros-PR, deputado Márcio Pacheco – Republicanos/PR, ambos responsáveis pelo PL 655 que proibiu a exigência do passaporte sanitário no Estado do Paraná, estiveram presentes e foram aplaudidos pelos congressistas. Presente também o Bispo Dom Sérgio de Deus que se posicionou desde o primeiro momento contra os passaportes vacinais.

Destaque para os vídeos e mensagens de importantes jornalistas brasileiros como Alexandre Garcia, Cristina Graeml, Adalberto Piotto, âncoras da Jovem Pan News, da jornalista italo-brasileira Karina Michellin e do Jornalista Marcos Maracanã do Brasil Urgente da TV Band. Mandaram também mensagens de solidariedade aos médicos a deputada Federal Cris Tonietto, PL-RJ e Carla Zambelli, PL-SP.

Na plateia do quarto dia de Congresso marcaram presença pessoas que se interessam pelo tema e que não são ligadas à medicina ou à ciência, mas que desejavam se informar. Foram mais de 1,3 mil anônimos, que se misturaram aos médicos, advogados e pessoas comuns que participaram presencialmente e pela internet. O evento que teve transmissão simultânea pelo GETTR foi visto por mais de 50 mil pessoas dos cinco continentes mostrando a preocupação da sociedade com a pandemia e com as alternativas de tratamento eficazes contra a COVID-19.

O quarto dia de Congresso foi dedicado à medicina integrativa e quem esteve no comando das moderações foi a conhecida e combativa médica paulista, Dra. Maria Emília Gadelha Serra. Durante todo o Congresso, as lideranças dos movimentos evolvidos (WCH/MPV/FLCCCA/DFW/OMV) se reuniram para tirar conclusões e propor ações que sirvam de norte para a medicina e para a ciência mundial. 

No final, um Manifesto foi apresentado e aprovado por aclamação por todos os presentes como sendo referência para as conclusões deste que foi o 2º congresso mundial sobre COVID-19. O Manifesto está disponível em três idiomas no site do MPV: www.medicospelavidacovid19.com.br 

Todo o conteúdo do Congresso será disponibilizado na íntegra. As palestras e apresentações científicas poderão ser revistas por quem participou ou assistidas por quem não pôde acompanhar o congresso presencialmente ou pela internet, sendo que alguns conteúdos são restritos a médicos.

Coordenação Geral do Congresso:

O “2º Congresso Mundial World Council for Health – Médicos pela Vida – COVID-19, Quadro Atual” teve como coordenadores o Dr. Antonio Jordão Neto (presidente do congresso), a Dra. Lucy Kerr (presidente da comissão científica), a Dra Jennifer Hibberd (WCH), a Dra. Roberda Lacerda, a Dra Cirley Moraes, Dr. Jandir Loureiro, Dr Eduardo Leite e o Dr Carlos Nigro. Contaram com o fundamental apoio estratégico do Comandante Antonio Veneu Jordão e da economista Maria Dulce Sampaio.

Apoiadores:

O evento contou com o apoio logístico da Havan, Doctor8, Fisioquantic, Instituto Biofao, CACFI, Canal Bosco Foz e Centro Cultural Hugo de São Vitor com seus voluntários.

Secretaria e suporte:  Luiza Lorber, Diego e Carolina Marinho. 

Coordenação de TI: Marcos Thiago 

Comunicação: Filipe Rafaeli e José Aparecido Ribeiro

 

Comentários do Facebook