A Live Comunica Médicos pela Vida edição de número 182 vai falar sobre a endometriose com a Dra. Kátia Marroquim – Ginecologista e a mediação é do Dr. Ronal Perino, Coordenador do MPV
A endometriose afeta uma em cada 10 mulheres, mas ainda é pouco compreendida: Essa condição não se resume em cólicas forte, trata-se de uma doença inflamatória crônica que pode causar dores intensas, alterações menstruais, impactos na fertilidade e na qualidade de vida física e emocional das mulheres.
O objetivo desta live é explicar de forma simples e objetiva o que realmente acontece no corpo, e qual a razão das mulheres levarem anos para receber um diagnóstico, as opções de tratamento — desde as abordagens médicas tradicionais até estratégias complementares que podem ajudar no controle da dor e da inflamação.
O tratamento convencional envolve anticoncepcionais, analgésicos, anti-inflamatórios, dispositivos hormonais, terapias de dor e, quando indicado, cirurgia. Mas muitas mulheres têm buscado medicina integrativa para complementar o tratamento e aliviar sintomas.
Vamos esclarecer mitos, responder perguntas e trazer informações sobre esta patologia presente na vida de milhões de mulheres. A convidada do MPV para a 182ª Live Comunica Médicos pela Vida desta terça-feira (25/11) às 20h30 é a Dra. Katia Marroquim, Médica Ginecologista e expert em Medicina Integrativa.
Endometriose e Medicina Integrativa
A medicina integrativa combina práticas da medicina convencional com terapias complementares baseadas em evidências, com foco no corpo como um todo. Ela não substitui o tratamento médico, mas pode potencializar resultados, especialmente no manejo da inflamação, da dor e da qualidade de vida.
A medicina integrativa pode melhorar muito os sintomas da endometriose, especialmente dor, inflamação, qualidade de vida e equilíbrio emocional. Os tratamentos mais utilizados incluem:
- Nutrição anti-inflamatória;
- Fitoterapia orientada;
- Acupuntura;
- Fisioterapia pélvica;
- Yoga, meditação e manejo do estresse, entre outras que serão abordadas nesta live.
A suplementação precisa ser individualizada. Todas as alternativas sugeridas atuam como complemento, não como substituição e acompanhamento ginecológico.
Na bancada da 182ª Live Comunica Médicos pela Vida:
Dra. Kátia Rejane Almeida Marroquim, é ginecologista em Pernambuco. Fez residência médica em Ginecologia e Obstetrícia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Possui título de especialista em: Ginecologia e Obstetrícia; Colposcopia e patologia do trato genital inferior. Possui pós-graduação e Gerontologia; Algologia / Dor (dor crônica) — “neurociência da dor”. “Master em Ciências da Fisiologia Humana”. Curso teórico-prático em Medicina Ortomolecular (Centro de Medicina Integrativa Dr. Artur Lemos). Atuação Profissional: É médica preceptora de ginecologia no Hospital das Clínicas da UFPE. Atua em medicina integrativa e Medicina preventiva. Também tem envolvimento com medicina da dor (algologia) e ginecologia funcional/ortomolecular. Trata menopausa; distúrbios menstruais; síndrome do ovário policístico (SOP); endometriose; cistos ovarianos; mioma; HIV / HPV no trato genital; infertilidade; dor crônica; Intolerâncias alimentares; fadiga adrenal, entre outros. Atende presencialmente e Online.
Dr. Ronal Perino é médico oftalmologista cirurgião de catarata e excimer laser durante 30 anos Medico Perito Judicial área de Oftalmologia. Medicina Integrativa, fez diversos cursos na área Curso Extensão Oftalmologia Integrativa UNIFESP 2020 2021. Curso Fundamentos de Medicina Ortomolecular 2023 EUROINOVA – ESPANHA. Curso Básico de Fitoterapia. Curso Básico de Ozonioterapia. Curso de Terapia Neural. Organizador Lives , Medico voluntario tratamento pacientes Covid-19 2020-2022. Workshop Oncologia com Professor Jose Felippe Jr julho 2025
Terapias por Biorressonância e outros. 3 Congressos Mundiais sobre Covid.
Para filiação: https://portal.medicospelavida.org.br
Links para assistir ao vivo as lives do MPV: https://medicospelavida.org.br/live/
Youtube: https://youtube.com/@mpv.org.br.01
Engaje-se nesta causa, doe pelo pix: CNPJ: 19.548.229/0001-93
Perguntas ao vivo: 31-99953-7945
