EUA dá início à suspensão de projetos de vacinas de mRNA

O Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA (HHS) iniciou o cancelamento de US$ 500 milhões em financiamento para vacinas de mRNA.
Foto: HHS/Divugação

O Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos (HHS) anunciou o início da suspensão de 22 projetos de desenvolvimento de vacinas de mRNA financiados por meio da BARDA — Autoridade Biomédica Avançada para Pesquisa e Desenvolvimento (Biomedical Advanced Research and Development Authority). A decisão resulta de uma revisão abrangente dos investimentos em mRNA feitos durante a pandemia de Covid-19 e foi justificada com base na avaliação de que essas vacinas “não protegem eficazmente contra infecções respiratórias como Covid-19 e gripe”.

“Revisamos a ciência, ouvimos os especialistas e agimos”, disse o secretário do HHS, Robert F. Kennedy Jr. 

“Dados mostram que essas vacinas não protegem eficazmente contra infecções do trato respiratório superior, como COVID e gripe. Estamos redirecionando esse financiamento para plataformas de vacinas mais seguras e abrangentes, que permanecem eficazes mesmo com a mutação dos vírus”, complementou.

O que é a HHS?

A HHS (Health and Human Services) é um departamento de nível ministerial do governo dos EUA, responsável por proteger a saúde dos cidadãos e prover serviços essenciais — como políticas de saúde pública, regulamentação de medicamentos e vacinas, programas como Medicare e Medicaid, entre outros. A BARDA, por sua vez, é uma agência vinculada à HHS, dedicada ao desenvolvimento e aquisição de contramedidas biomédicas — incluindo vacinas, tratamentos e equipamentos para emergências sanitárias e biodefesa.

“Deixem-me ser absolutamente claro: o HHS apoia vacinas seguras e eficazes para todos os americanos que as desejam. É por isso que estamos superando as limitações do mRNA e investindo em soluções melhores”, disse o Secretário Kennedy.

“A medida sinaliza uma mudança mais ampla nas prioridades federais de desenvolvimento de vacinas. No futuro, a BARDA se concentrará em plataformas com registros de segurança mais sólidos e práticas transparentes de dados clínicos e de fabricação. Tecnologias que foram financiadas durante a fase de emergência, mas que não atenderam aos padrões científicos atuais, serão gradualmente descontinuadas em favor de soluções baseadas em evidências e eticamente fundamentadas – como vacinas de vírus inteiro e novas plataformas”, afirma o comunicado da HHS.

Fonte

HHS Winds Down mRNA Vaccine Development Under BARDA


Facebook
X
Telegram
WhatsApp
Facebook
Foto de Redação MPV

Redação MPV

Equipe de jornalismo do MPV - Médicos Pela Vida, uma associação médica com milhares de associados que se notabilizou no atendimento da linha de frente da COVID-19.

Pesquise no site do MPV