A 120ª edição da Live Comunica Médicos pela Vida é a segunda de uma série especial que debate, democraticamente, o futuro da medicina no Brasil em período de ativismo judicial e tentativas de sequestro da autonomia médica. A medicina que até aqui primou pelos princípios hipocráticos, garantindo um pacto tácito de confiança mútua entre médico e paciente, vem sendo diuturnamente ameaçada. Que médico a sociedade brasileira deseja e o que ele precisa para ser um bom profissional? O que é necessário para fixa-lo do interior do país?

Com foco nos princípios basilares para o exercício e a deontologia da profissão, o Médicos pela Vida segue dando voz e vez aos profissionais que trabalham em defesa da vida e da autonomia médica, princípios inalienáveis que não podem estar sujeitos a interferências que não sejam a da consciência e do compromisso de cada médico brasileiro. O Brasil precisa de médicos que entenda a realidade interiorana e não apenas a das capitais. Para isso ele precisa de motivações.

Uma série de desafios num futuro próximo ameaçam uma importante especialidade médica: a radiologia e diagnóstico por imagem. O que as instituições podem fazer para mitigar os efeitos negativos da inteligência artificial e aproveitar suas potencialidades? Essa e outras perguntas serão feitas ao Dr Leonardo Alcântara, médico radiologista que esteve à frente de várias entidades médicas.

O exercício da medicina e nem o médico podem se guiar por interesses meramente mercantis de multinacionais, investidores e ideologias partidárias de ocasião. O acolhimento, a dedicação à recuperação da saúde plena e a confiança necessária para o pacto entre o médico e seu paciente são sagrados, acompanha o médico ao longo da história e em todas as especialidades. Isto é o que a sociedade espera do bom profissional.

É com este espirito de união em defesa da categoria que o grupo Médicos pela Vida traz esta série de lives debatendo temas caros para a sociedade brasileira, pautas que o médico hipocrático não pode deixar de encarar e opinar como: Aborto, vacinas experimentais, efeitos pós covid, tratamento precoce, autonomia médica, mandatos pandêmicos, agenda 2030, Inteligência Artificial e outros.

Na Bancada da 120ª Live Comunica Médicos pela Vida desta terça-feira 9 de julho/24 excepcionalmente às 20h30:

Dr. Leonardo Alcântara. Médico Radiologista do Hospital Universitário Walter Cantidio / UFC e do Instituto Dr. José Frota Presidente da Sociedade Cearense de Radiologia (2017-2019). Presidente do Sindicato dos Médicos do Ceará (2021-2024).

Mediação do Dr. Jandir de Oliveira Loureiro Junior é formado pela UNI-RIO, concursado na rede municipal do SUS – RJ, Pós graduado em Radiologia e Diagnóstico por Imagem e Medicina do Trabalho no Hospital Santa Casa do RJ  e RQE em ultrassonografia – Foi emergencista durante a pandemiano Polo Gripal de Silva Jardim, município que manteve um dos menores índices de letalidade por Covid em todo o estado do Rio. E Coordenador das Lives Comunica Médicos pela Vida.

Links para o Canal Streaming do MPV: HTTPS://medicospelavidacovid19.com.br/live/

3º Congresso Mundial Médicos pela Vida – A Medicina Pós-Covid-19: Você está preparado? já tem data e local: Centro de Convecções do Hotel Pestana em São Paulo de 6 a 8 de setembro de 2024 – Inscrições: https://congresso.medicospelavidacovid19.com.br   

O Médicos pela Vida em parceria com 6 Associações de Municípios do Rio Grande do Sul, que representam 336 cidades afetadas pela catástrofe, incentiva a doação pelo pix: sosmunicipiosrs@gmail.com – Ao doar tenha a certeza que os recursos chegarão aos mais necessitados. Engaje-se nesta causa!

Comentários do Facebook