A medicina regenerativa quebrou paradigmas e chegou para ficar. Sua ação reparativa, regenerativa ou mesmo sua capacidade de substituir células, órgãos e tecidos lesados é notável. Utilizando princípios básicos de biologia das células-tronco, estudo de biomateriais, engenharia de órgãos e tecidos é possível obter sucesso no tratamento de dores crônicas e perdas de tecidos. A terapia com células-tronco apresenta resultados, mas também gera muitas dúvidas.
Por isso é importante entender qual o principal objetivo desse procedimento e seus mecanismos. As células-tronco recuperam tecidos danificados por doenças ou traumas. Em outras palavras, o uso de células-tronco em terapias tem como finalidade atuar diretamente na regeneração da parte do corpo humano que está doente ou lesionada.
Isso acontece porque as células-tronco podem constituir diferentes tipos de tecidos do corpo, como tecido muscular, tecido ósseo, tecido cartilaginoso, entre outros. Sendo assim, essas células têm o poder de recompor a parte danificada e, então, recuperar as suas funções.
Este é o tema da 68ª Live Comunica Médicos pela Vida desta terça-feira (7) ás 20h30 que vai receber dois especialistas no tema: O Dr. Otávio Melo e o Dr. João Yamasita, com a mediação do Dr. Jandir Loureiro que é coordenador das Lives do MPV
Breve currículo dos convidados
Dr. Otávio Melo é professor da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (CMMG). Mestre em Medicina e Biomedicina pela Santa Casa de Belo Horizonte, que é o maior hospital do estado de Minas Gerais. Pós-Graduando em Dor pela UFMG. Ortopedista e Traumatologista. Membro das Sociedades Brasileiras de: Ortopedia e Traumatologia (SBOT), Cirurgia do Joelho (SBCJ) e Artroscopia e Traumatologia do Esporte (SBRATE). Membro da Sociedade Internacionl de Artroscopia, Cirurgia do Joelho e Medicina Esportiva Ortopédica (ISAKOS). Ex-Professor de Ortopedia do Curso de Medicina da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Ex-Professor de Histologia Médica na Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília (UnB). Ex-monitor de Anatomia e Técnica Cirúrgica da CMMG. É diretor clínico do Instituto Renenius em Belo Horizonte.
Dr. João Yamasita possui graduação em medicina pela Universidade Estadual de Londrina. Possui Título de Especialista em Homeopatia, Acupuntura Médica e Medicina de Família e Comunidade. Foi Docente da disciplina de Acupuntura na Faculdade União das Américas. Atuou como médico e coordenou o Programa Saúde da Família no Município de Foz do Iguaçu – PR. Curso de Especialização em Medicina Integrativa pela Universidade de Uberaba. Na Pandemia coordenou o Projeto de Tratamento Precoce da Covid19, com atendimento e distribuição de médica a mais de 5.000 pessoas, de maneira totalmente gratuita. Foi palestrante nos dois Congressos Mundiais sobre Covid-19 em 2021 e 2022. Fez Pós Graduação em Medicina Regenerativa no Curso Internacional Orthoregen. É adepto da Terapia Celular com Células Tronco há vários anos, para tratamento de patologias em múltiplos sistemas, desde ortopédicas, neurodegenerativas, renais e oculares.
Dr. Jandir de Oliveira Loureiro Junior é formado pela UNI-RIO, concursado na rede municipal do SUS – RJ, Pós graduado em Radiologia e Diagnóstico por Imagem e Medicina do Trabalho no Hospital Santa Casa do RJ e RQE em ultrassonografia – Emergencista do Polo Gripal de Silva Jardim, município que mantém um dos menores índices de letalidade por Covid em todo o estado do Rio, ocupando o 7º lugar no ranking de menores taxas. E Coordenador das Lives Comunica Médicos pela Vida.
68ª Live Comunica Médicos pela Vida – Terça-feira (7) às 20h 30
Links para acesso:
HTTPS://medicospelavidacovid19.com.br/live/
HTTPS://gettr.com/user/medicospelavida
Associe-se ao MPV, acessando o site www.medicospelavidacovid19.com.br – Doe para o MPV pelo pix: CNPJ: 19.548.229/0001-53
Assessoria de Comunicação do MPV
Lives Comunica MPV – 68ª Edição