As indicações para o uso de reposição hormonal vão muito além da estética. Seu manuseio no arsenal de suplementos, merece dedicação do profissional médico para compreender suas múltiplas aplicabilidades. Pacientes que realmente necessitam da terapia, estão sendo prejudicados graças à má utilização por parte dos que eventualmente confundem sua funções terapêuticas e abusam dos esteróides anabolizantes sem o devido critério médico.

Não foi por acaso que o CFM lançou a resolução 2333/2023 que proíbe a terapia hormonal para fins estéticos. A decisão se baseia exatamente naqueles que abusam de esteróides sem o devido controle, o que significa graves riscos para a saúde. O Médicos pela Vida apoia o CFM em sua atuação contra quem abusa da terapia hormonal.

A título de exemplo, a testosterona em pellets é usada em benefício da saúde há bastante tempo, mais de 30 anos. Ao contrário dessa polêmica, existem muitas aplicações de reposição hormonal via subcutânea sem colocar o paciente em risco, tanto homens quanto mulheres e em situações especiais que indicam ganho de massa muscular (sarcopenia, por exemplo).

Com efeito, o uso criterioso da reposição hormonal, ao contrário do que tentam impor por meio de narrativas, é fundamental na recuperação da saúde estética e funcional. É sobre os impactos desta resolução do CFM na vida de pacientes cuja melhoria da qualidade de vida está relacionada à reposição hormonal controlada que o MPV Comunica vai debater nesta  76ª Live de terça-feira dia 2 de maio, às 20h30. E você está convidada (o).

Na bancada do MPV Comunica, 3 médicos praticantes da medicina integrativa:

Para debater esse assunto convidamos 3 médicos praticantes da medicina integrativa:

Dra Maria Betânia de Almeida é médica Ginecologista e Obstetra, fez  residência em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital da Clínicas, UFMG. Ultrassonografista em Ginecologia e Obstetrícia. Médica Ultrassonografista no Hospital Regional, Patos de Minas, rede FHEMIG de Minas Gerais, Médica em Campos Altos e Região desde 1998. Participou ativamente dos dois Congressos Mundiais sobre Convid-19 que ocorreram no Brasil em 2021 e 2022.

Dr. Gilberto Kocerginsky, é formado pela Universidade Federal Fluminense, em cirurgia geral por residência médica no Hospital Federal dos Servidores do Estado  do Rio de Janeiro – COPPEAD, com gestão em Saúde, pós graduação Lato Senso em Medicina do Esporte com título de Especialista em Medicina do Esporte – SBMEE/ AMB. É Professor de pós graduação nas áreas de Nutrologia, Medicina do Esporte , Cannabis Medicinal e Metabologia.

Dra. Simone Ramos, médica graduada pela Universidade Estadual do Pará,  com residência em Clínica Médica e Nefrologia no Hospital dos Servidores do Estado de São Paulo e em Dermatologia na Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro, sendo especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. É membro das Sociedades Latino-Americana e Espanhola de Ginecologia Estética Funcional, atuando com tratamentos a LASER para a saúde íntima da mulher. Ultimamente tem se dedicado à Medicina Integrativa. Desde que a pandemia iniciou em 2020, tem se dedicado aos estudos da Covid e das síndromes pós vacinais. Participou como palestrante dos dois Congressos Mundiais sobre Covid que ocorreram no Brasil em 2021/22. Ela é uma das Coordenadoras mais ativas do Médicos pela Vida.

Apresentação: José Aparecido Ribeiro – Jornalista e ancora do MPV

Terça-feira dia 2 de maio às 20h30

Links para acesso:

HTTPS://medicospelavidacovid19.com.br/live/

HTTPS://gettr.com/user/medicospelavida

HTTPS://youtube.com/@MedicosPelaVidaLive

Associe-se ao MPV, acessando o site www.medicospelavidacovid19.com.br – Doe para o MPV pelo pix: CNPJ: 19.548.229/0001-93