O Médicos pela Vida e a Aliança Medicina & Pedagogia Atroposófica convidam para uma série especial sobre educação, intitulada “Série Universalização do Ensino e formação para o governo mundial” com a professora Inez Augusto Borges. Serão 4 lives em 21/02, 28/2 06/03 – quartas-feiras e excepcionalmente terça-feira 12/03.


Nos últimos meses milhares de pessoas estão falando sobre a Conferência Nacional de Educação – CONAE. Vídeos, artigos e reportagens vêm sendo publicados nas redes sociais denunciando que; o assunto não teve cobertura da grande mídia como deveria. O tema vem sendo debatido em lives e palestras, por pessoas que de alguma maneira, estão ligadas à educação, ou que acordaram de última hora para o momento delicado que a educação atravessa.

A sociedade brasileira segue em silêncio sobre o futuro da educação e isso não é um bom sinal. A educação das crianças e jovens é responsabilidade de todos, mas a sociedade tem deixado para o Estado, a importante tarefa da educação, que tem a missão de moldar mentes e comportamentos, muitas vezes por meio de legislações abusivas e coercitivas, embrulhadas em papel de presente que dão no nome de “direitos”. 

A Conferência Nacional de Educação pegou o Brasil de surpresa com um Documento de Referência que é no mínimo ardiloso, repleto de proposições arbitrárias que representam, se levado a cabo como está, o fim da educação de qualidade integral do pondo de vista acadêmico, intelectual, moral e espiritual.

O Documento Referência para a elaboração do Plano Nacional de EducaçãoPNE para os próximos dez anos, não fala em estratégias para ensinar a ler ou escrever, não fala sobre ensino de história, geografia, matemática ou biologia. No documento, todo o projeto educacional para a nação brasileira foi reduzido à ‘educação’ para a diversidade de gênero e de identidades; controle social; pactuação e financiamento, destruição do protagonismo da família e das noções de mérito e ênfase nas chamadas pautas “progressistas”.

O Documento que chegou pronto para o debate, ataca de forma virulenta o que seus autores consideram como “retrocesso” ou, conservadorismo. Diante de tudo isso, é necessário perguntar: o que é mesmo a educação progressista? Porque os defensores da educação progressista acusam de “retrocesso” toda as ideias educacionais que não estiverem em acordo com suas agendas?

Ao mergulhar na análise do que está sendo proposto, é possível por meio do estudo da linha do tempo da educação e, a partir de seus fundamentos políticos, filosóficos, antropológicos e históricos, tirar conclusões estarrecedoras. São essas conclusões que esta série especial se propõe a refletir com o seleto público do Médicos pela Vida e Aliança Medicina & Pedagogia Antroposofica

A proposta desta série é falar sobre educação versus escolarização; direito versus coerção e imposição arbitrária; educação para a liberdade versus educação para a servidão; educação clássica ou “tradicional” versus educação progressista. Protagonizando a série, a Dra. Inez Augusto Borges.

Aula 1Desafios educacionais no mundo globalizado: Quarta-feira (21/02) – 20h30.

Desafio de saber do que estamos falando: Educação X Escolarização. As contradições do “direito” compulsório à escolarização universal; Estado laico e totalitarismo estatal; Educação emancipatória ou educação para a escravidão?


Aula 2 – Educação “tradicional” versus educação progressista: Quarta-feira (28/02) – 20h30.

Quem progride, progride para algum lugar. Para onde a educação progressista está conduzindo a humanidade? Quais os “direitos” aos quais a humanidade está sendo condenada?  Duas filosofias educacionais: Abordagem comparada entre educação conservadora e educação progressista em relação a: visão de ser humano; visão de sociedade; visão de processo de ensino e aprendizagem; visão de conhecimento; visão de responsabilidade pela educação das futuras gerações; visão de currículo; visão de método e estratégias de ensino; visão do alvo da educação. 

Aula 3 – Como chegamos até aqui? Quarta-feira (06/03) – 20h30.

História da Educação: do surgimento da escrita ao emburrecimento programado. 

Aula 4 – E agora, o que fazer? Terça-feira (12/03)

Como tudo isso se materializa nos documentos da Conferência Nacional de Educação. 

A alfabetização como estratégia para salvar duas gerações.

Palestrante – Professora Inez Augusto Borges tem Mestrado em Educação Cristã, Doutorado em Ciências da Religião, Pós-Doutora em Educação, Arte e História da Cultura, Profa. Universitária, desenvolve pesquisas e ministra cursos e palestras sobre a Fundamentação Filosófica, Histórica e Metodológica da Educação, analisando as consequências destes fundamentos nas políticas públicas educacionais e seus resultados em diferentes contextos históricos. Foi assessora Especial do Ministério da Educação entre 2020 e 2022. É autora de diversos livros, incluindo, Educação para Integridade: referencial teórico, Educação e Personalidade: a dimensão sócio- histórica da educação cristã, Confessionalidade e Construção Ética na Universidade. INSTAGRAM: https://www.instagram.com/inezaborges

Mediadora: Dra. Ana Cristina Lemos Malheiros é médica psiquiatra, formada na UFMG, com certificado internacional em Medicina Antroposófica. Com 37 anos de atuação, participa de atividades educativas sobre Bioética na pandemia e consequências para a saúde física e psíquica. Com ênfase profissional em promoção da saúde e desenvolvimento humano. É articuladora de grupos de participação social para defesa da vida, da verdade e da liberdade. Foi palestrante no segundo congresso internacional sobre COVID-19 promovido pela World Council for Health e dos Médicos pela Vida.

Coordenação da Comunicação do MPV: Dr. Jandir Loureiro – Médico Emergencista

Âncora: Jornalista José Aparecido Ribeiro

Links para acessar a série de lives especiais:

Associe-se ao MPV, acessando o site www.medicospelavidacovid19.com.br – Doe para o MPV pelo pix: CNPJ: 19.548.229/0001-93