A Live Comunica MPV de terça-feira (28/10) às 20h30 debate a hipertensão, muito além do sal e do estresse, suas causas ocultas pouco investigadas. Você cuida da sua pressão, mas ela continua alta? Talvez a causa não seja o sal, nem o nervosismo. Nesta live vamos conversar sobre as origens profundas da hipertensão, como inflamação, intestino, toxinas e até emoções reprimidas.
O convidado do MPV para 177ª Live Comunica Médicos pela Vida é o Dr.Carlos Monteverde, e a mediação é do Dr. Ronal Perino. Um olhar diferente, integrativo e humano sobre um problema que afeta milhões de pessoas em todo o planeta.
Para o senso comum a pressão arterial pode subir (causar hipertensão) por vários motivos, que envolvem hábitos de vida, fatores emocionais e condições de saúde. Veja os principais:
A alimentação rica em sal e gordura faz o corpo reter líquido, aumentando o volume de sangue e, portanto, a pressão. Alimentos ultra processados, embutidos (presunto, salsicha, linguiça), salgadinhos e enlatados são gatilhos para hipertensão arterial.
O estresse e a ansiedade são fatores que também alteram a pressão. Emoções fortes liberam adrenalina e cortisol, hormônios que fazem o coração bater mais rápido e os vasos se contraírem.
É importante lembrar também da cafeína e dos alimentos que são estimulantes, como o café, energéticos e refrigerantes de cola, que podem elevar a pressão temporariamente. Outros vilões são o cigarro e álcool. A nicotina causa contração dos vasos sanguíneos e o álcool em excesso aumenta a pressão e reduz a eficácia de medicamentos.
Aumentando a lista de motivos para a pressão alta, estão o excesso de peso e o sedentarismo.
O sobrepeso força o coração a trabalhar mais e a falta de atividade física reduz a elasticidade dos vasos sanguíneos. Não podemos nos esquecer dos fatores genéticos, isso por que as pessoas com histórico familiar de hipertensão têm mais risco.
Doenças como diabetes, problemas renais e distúrbios hormonais (como hipertireoidismo) também elevam a pressão. A falta de sono e cansaço crônico, dormir mal desregula o sistema nervoso e aumenta o estresse, elevando a pressão.
Se a pressão sobe com frequência (acima de 140/90 mmHg), é importante procurar um médico. A hipertensão pode ser silenciosa, mas aumenta muito o risco de infarto, AVC e problemas renais.
Na bancada da 177ª Live Comunica Médicos pela Vida de terça-feira (28/10) às 20h30:
Dr. Carlos Monteverde é médico internista, imunologista do Hospital das Clínicas de São Paulo. Ex médico forense unidade de investigação criminal de Guayaquil – Ecuador. Palestrante.
Dr. Ronal Perino é médico oftalmologista cirurgião de catarata e excimer laser durante 30 anos
Medico Perito Judicial área de Oftalmologia. Medicina Integrativa, fez diversos cursos na área
Curso Extensão Oftalmologia Integrativa UNIFESP 2020 2021. Curso Fundamentos de Medicina Ortomolecular 2023 EUROINOVA –ESPANHA. Curso Básico de Fitoterapia. Curso Básico de Ozonioterapia. Curso de Terapia Neural. Organizador Lives , Medico voluntario tratamento pacientes Covid-19 2020-2022. Workshop Oncologia com Professor Jose Felippe Jr julho 2025
Terapias por Biorressonância e outros. 3 Congressos Mundiais sobre Covid.
Para filiação: https://associacao.medicospelavida.org.br
Links para assistir ao vivo as lives do MPV: https://medicospelavida.org.br/live/
Youtube: https://youtube.com/@mpv.org.br.01
Engaje-se nesta causa, doe pelo pix: CNPJ: 19.548.229/0001-93
Perguntas ao vivo: 31-99953-7945
