Está série especial de episódios resgata memórias pessoais dos participantes sobre um dos capítulos mais controversos da medicina contemporânea, que teve início em março de 2020. Muitos médicos recusaram-se a permanecer passivos diante de uma doença ainda desconhecida e foram ao encontro dos pacientes em busca de alternativas terapêuticas.
Esses profissionais não cruzaram os braços e defenderam o acompanhamento médico desde os primeiros sinais da doença, buscando tratamentos com medicamentos reposicionados e o fortalecimento do sistema imunológico.
Enfrentando riscos pessoais, censura, perseguições e questionamentos institucionais, colocaram a experiência clínica e o compromisso hipocrático com a vida acima das pressões daquele momento. Assim como os médicos, advogados, jornalistas, procuradores de justiça, políticos e pessoas dos mais diversos seguimentos da sociedade civil não se calaram.
Agora, documentos e registros recentemente revelados, incluindo o diário de Anthony Fauci, recolocam no centro do debate as decisões tomadas durante a pandemia, os alertas sobre a inutilidade de lockdowns e as divergências entre os discursos públicos e as orientações de bastidores que afetaram o planeta.
Ao longo desses episódios, os protagonistas desse movimento contarão suas principais experiências pessoais do início da pandemia até os dias atuais. Será uma oportunidade de revisitar a pandemia pela perspectiva de quem esteve na linha de frente e se recusou a abandonar os pacientes.
Com milhares de seguidores no Brasil e no exterior, o Médicos pela Vida reafirma seu compromisso com o debate científico, a autonomia médica, a liberdade de expressão e o direito do paciente de participar das decisões sobre a própria saúde.
Na bancada da edição 222ª das Lives Comunica Médicos pela Vida:
Dr. Carlos Eduardo N. Nigro – CRM-SP: 83726 – RQE: 14.883. Médico Otorrinolaringologista. Título de especialista pela ABORL. Pós Graduação em Saúde Integrativa. Doutorado (PhD) em Ciências pela Universidade de São Paulo – USP. Pós graduação em Homeopatia (2026 e 2027 – em andamento). Ex-professor de Medicina da Universidade de Taubaté – UNITAU. Tem artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais. Ex-membro do corpo editorial da revista médica científica da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia (2006-2010) Membro do Corpo Editorial da Jornal de Pesquisaa e Medicina Aplicada (desde 2023) https://www.researchandappliedmedicine.com/consejo-editorial.html Membro do Corpo Editorial da JOURNAL OF INDEPENDENT MEDICINE ALLIANCE (desde 2024) https://journalofindependentmedicine.org/about/.
Ernesto Henrique Fraga Araújo é diplomata de carreira, escritor e ex-Ministro das Relações Exteriores do Brasil. Nascido em Porto Alegre (RS) em 1967, graduou-se em Letras (Língua e Literatura Francesa) pela Universidade de Brasília (UnB) em 1988 e concluiu a formação no Instituto Rio Branco em 1991, ano em que ingressou no serviço diplomático brasileiro.
Iniciou sua trajetória no Itamaraty na Divisão de Integração Regional e na Divisão do Mercado Comum do Sul. Ao longo de quase três décadas de atuação no corpo diplomático, ocupou cargos estratégicos e serviu em postos no exterior. Missões Internacionais: Serviu na Missão junto à Comunidade Econômica Europeia em Bruxelas (1995), na Embaixada do Brasil em Bonn/Berlim (1999–2003), na Embaixada em Ottawa como Ministro-Conselheiro (2007–2010) e na Embaixada em Washington, D.C. (2010–2015). Atuação em Bloco e Negociações: Chefiou a Divisão da União Europeia e Negociações Extra-Regionais (2005) e participou de negociações no âmbito da ALCA, chefiando a delegação brasileira do Grupo de Serviços. Gestão no Itamaraty: De volta ao Brasil, foi subchefe de gabinete do Ministro de Estado (2015) e assumiu a chefia do Departamento dos Estados Unidos, Canadá e Assuntos Interamericanos (2016). Foi promovido a Ministro de Primeira Classe (Embaixador) em 2018. Em janeiro de 2019, assumiu a chefia do Ministério das Relações Exteriores do Brasil no governo de Jair Bolsonaro, cargo que exerceu até março de 2021, pautando sua gestão pela defesa do ocidentalismo, do conservadorismo e da soberania nacional no cenário internacional. É autor do livro Mercosul hoje (1995), em coautoria com o diplomata Sergio Abreu e Lima Florêncio, e da tese do Curso de Altos Estudos O Mercosul como plataforma negociadora: as negociações comerciais extra-regionais, publicada pela Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG) em 2008. Atualmente, dedica-se ao ensino, à produção de análises geopolíticas e à docência na Academia Meteoro.
Dra. Lucy Kerr (CRM-SP – 20.963 – RQE: 21.070) é uma das pioneiras da utilização da ultrassonografia como método de diagnóstico no Brasil, sendo reconhecida nacional e internacionalmente como especialista e estudiosa do método. É Presidente-fundadora da SBUS – Sociedade Brasileira de Ultrassonografia, tendo permanecido no cargo 3 gestões consecutivas e Presidente-fundadora da FISUSAL – Federação Internacional de Sociedade de Ultrassonografia da América Latina, tendo permanecido no cargo de 1998 a 2011. Recebeu 2 comendas, a da Ordem do Mérito Médico, em 1991 por designação do então Presidente do Brasil, José Sarney e a comenda da Ordem do mérito Ultrassonográfico em 2012 da SBUS. Formada em medicina pela Universidade de São Paulo (USP), pós graduou-se em Ultrassonografia Diagnóstica em 1977 pela Wake Forest University, como bolsista do CNPq e complementou seus estudos na Thomas Jefferson University, ambas nos EUA. Possui títulos de Especialistas em Ultrassom em 6 Sociedades Científicas, sendo 4 nacionais, inclusive a SBUS e AMB, assim como e 2 internacionais ARDMS e FISUSAL. De 2002 a 2006 foi professora da disciplina de Ultrassonografia da UNISA, a primeira criada no Brasil e chefe do departamento de Imagenologia desta universidade. Já proferiu mais de 400 palestras em congressos, jornadas, simpósios, reuniões científicas, seminários, fóruns, debates, mesas-redondas e encontros científicos. Organizou mais de 40 eventos científicos, presidiu 12 congressos de Ultrassonografia, publicou 60 artigos de ultrassom e escreveu 20 livros e capítulos de livros, o mais recente em setembro de 2014, Ultrassonografia e Doppler Gastrointestinal. Os sinais ultrassonográficos que descreveu, hoje, são internacionalmente utilizados e citados em livros e publicações
cientificas, o principal deles a sistematização dos sinais de benignidade e malignidade de nódulos tireoidianos pelo US e Doppler e publicado no Ultrasound Quarterly, 12(1): 21-43, 1994, que posteriormente foi adotado para definir a necessidade de investigação invasiva de nódulos tiroidianos. Em 28 de março de 2017 apresentou o resultado de 6 anos da aplicação do método tríplice (US, Doppler e Elastografia) no diagnóstico diferencial dos nódulos benignos e malignos da tireoide durante a Congresso Anual do AIUM – American Institute of Ultrasound in Medicine, sendo a primeira a utilizar os três métodos conjuntamente. Descreveu um novo sinal elastográfico em março de 2018 que permite antecipar se o nódulo maligno da tireoide é ou não invasivo, facilitando o planejamento cirúrgico e atualmente trabalha em parceria com Dr. Richard Barr para publicar e ampliar a casuística desse sinal de importância clínica e cirúrgica indiscutível. É presidente do IKERR-Instituto Kerr, onde ministra cursos à distância e presenciais e é diretora da Sonimage desde 1983. Desde março de 2019 está organizando estudo controlado da Ivermectina no combate ao COVID -19, além de ministrar aulas, conferências, entrevistas e lives para orientar a população e prefeituras na utilização da medicação ivermectina no tratamento e
prevenção do COVID-19.
Dr. Ronal Perino: (CRM-RS 18.297) é médico oftalmologista cirurgião de catarata e excimer laser durante 30 anos. Medico Perito Judicial área de Oftalmologia. Tem formação em Medicina e oftalmologia Integrativa pela UNIFESP. Curso Fundamentos de Medicina Ortomolecular na EUROINOVA da ESPANHA.
Dr. Fernando Born Volkart. (CRM-RS 47.147) Possui graduação em Medicina pela Universidade Luterana do Brasil(2019) estudou no Instituto Adventista Cruzeiro do Sul – Taquara – RS(2002). Atualmente é Médico do Hospital de Pronto Socorro – Porto Alegre – Foi Linha de frente na Covid-19, durante as enchentes do Rio Grande do Sul, é coordenador do Médicos pela Vida. Foi palestrante nos três Congressos Mundiais sobre Covid que aconteceram no Brasil em 2021, 2022 e 2024.
Dra. Tilma Belfort de Moura (CRM-PE 5.933) é pediatra formada pela Universidade Federal de Pernambuco, atua como pediatra em Recife e é também médica da família. Foi diretora do Sindicto dos Médicos do Estado de Pernambuco. É uma das fundadoras do Médicos pela Vida e foi palestrante nos 3 Congressos Mundiais sobre Covid que aconteceram no Brasil em 2021, 2022 e 2024.
Links para assistir às lives do MPV ao VIVO:
Canal Streaming: https://medicospelavida.org.br/live/ – Youtube: https://youtube.com/@mpvlives
Engaje-se nesta causa, doe pelo pix: CNPJ: 19.548.229/0001-93
Faça perguntas ao vivo pelo whatsapp: 31-99953-7945 – Deixe seu nome, cidade e profissão.