A 88ª Live Comunica Médicos pela Vida de terça-feira (25) às 20h30 vai fazer uma viagem até o Perú, país Andino cuja população é de 34 milhões de pessoas, fazendo fronteiras com o Brasil; Bolívia; Chile; Colômbia e Equador. Vamos saber o que de fato está acontecendo e tentar entender a declaração de alerta sanitário para surto de Síndrome de Síndrome de Guillain Barre. Por que essa e outras doenças neurológicas dispararam nesta região dos Andes? 

A Síndrome de Guillain Barre é uma doença neurológica autoimune, também pde ser chamada de polirradiculoneurite aguda. O quadro é de fraqueza muscular progressiva e ascendente, além da fraqueza, há formigamento nos pés e nas pernas que se espalham para a parte superior do corpo e pode ocorrer paralisia geral. As causas mais frequentes são virais e pós-vacinais.

Em 70% dos indivíduos ocorrem alterações na pressão arterial e no ritmo cardíaco o que pode, se não tratadas, levar à morte súbita. A SGB, portanto, pode ser considerada uma emergência neurológica que exige internação hospitalar e tratamento em unidade de terapia intensiva uma vez confirmada.

Para explicar o que está acontecendo no Perú e em outros países fronteiriços, a 88ª edição das Lives Comunica MPV recebe dois médicos peruanos: o Dr Cesar Cuneo Livoni clínico geral e o Dr Francisco Rodriguez infectologista especialista em doenças tropicais. Na bancada o experiente Neurocirurgião Dr Mauro Reis Jr e uma vítima de EAPV a Sra Ozana Malamud, live que tem a coordenação da Dra Ana Cristina Malheiros Psiquiatra e Médica Antroposófica.

Sra. Ozana Malamud tem 55 anos, é Bacharel em Direito, Conciliadora formada  pela Escola de Magistratura EPM,  atua como Assistente administrativo, é casada, Mãe de dois filhos e avó.

Dr. Francisco Lewis Rodriguez é Infectólogo tropicalista, epidemiologista clínico e mestre em medicina tropical no Perú.

Dr Cesar Cuneo Livoni clínico geral, pesquisador científico com formação abrangente nos EUA, especialista em naturapatia e nutrição ortomolecular.

Dr. Mauro Reis Junior, é médico neurocirurgião de urgências há 30 anos, formado pela Universidade Federal de Minas Gerais. Pós-graduação em neurocirurgia, mestre em neuro-radiologia pela universidade Louis Pasteur de Strasbourg. Foi neuro-radiologista em Londres. Estudou neurocirurgia vascular com Dr Spetzler em Phoenix no Arizona-USA. Em Paris, atuou no Hospital Lariboisiere com professor Merland e na Fondation Rothschild estagiou com o professor Jacques Moret. Fala inglês, português, francês e alemão. Dr. Mauro atua na linha de frente do Hospital Odilon Behrens, é chefe do Plantão deste que é um dos maiores centros de atendimento de Covid do mundo, atendendo a RMBH com 36 municípios e 6,5 milhões de pessoas.

Dra. Ana Cristina Lemos Malheiros é médica psiquiatra, formada na UFMG, com certificado internacional em Medicina Antroposófica. Com 37 anos de atuação, participa de atividades educativas sobre Bioética na pandemia e consequências para a saúde física e psíquica. Com ênfase profissional em promoção da saúde e desenvolvimento humano. É articuladora de grupos de participação social para defesa da vida, da verdade e da liberdade. Foi palestrante no segundo congresso mundial sobre COVID-19 da World Council for Health e do Médicos pela Vida, em julho de 2022 em Foz do Iguaçu-PR.

Links para acesso a Live:

HTTPS://gettr.com/user/medicospelavida

Associe-se ao MPV, acessando o site www.medicospelavidacovid19.com.br – Doe para o MPV pelo pix: CNPJ: 19.548.229/0001-93