Dr Vladimir Zelenko, médico ucraniano naturalizado norteamericano, um dos pioneiros no tratamento de COVID-19, faleceu ontem, 30 de junho, em decorrência de um câncer que se alongava há anos. Zelenko foi responsável por criar o protocolo Zelenko, que incluiu zinco, além de hidroxicloroquina e azitromicina, em tratamento precoce da Covid19.

Seu estudo, revisado por pares e publicado ainda em 2020, constatou uma redução de hospitalizações em 81,6% entre pacientes COVID tratados nos primeiros dias de sintomas.

A notícia do falecimento foi dada durante o Segundo Congresso MPV – Médicos pela Vida – World Council for Health, que ocorre em Foz do Iguaçu, Paraná, até o dia 3 de julho. Os organizadores prestaram uma homenagem ao Dr Zelenko, exibindo um de seus últimos vídeos.

“Ele tratou as pessoas, divulgou o protocolo e estimulou os médicos a tratarem. E acompanhou os casos com começo, meio e fim, constatando os resultados. Dos primeiros 660 pacientes, zero internação e zero morte. Exemplo para todos os médicos, pelo tino científico, pelo feeling médico e pela coragem de fazer o que precisava ser feito na hora certa. Sua indicação para o Prêmio Nobel atesta seu exemplo e legado para a medicina e a humanidade”, afirmou Antonio Jordão, presidente do MPV.

Após a finalização do curto vídeo, médicos aplaudiram Dr Zelenko de pé por um longo período de tempo. 

Comentários do Facebook