Um estudo publicado na revista The Lancet Healthy Longevity, em novembro de 2023, encontrou evidências de que o isolamento pandêmico está associado ao declínio cognitivo em idosos no Reino Unido.

O estudo analisou dados de 1.738 adultos com 65 anos ou mais que participaram do estudo PROTECT, um estudo longitudinal sobre envelhecimento saudável. Os participantes foram avaliados em duas ocasiões, uma antes da pandemia e outra durante a pandemia.

Os resultados mostraram que, em comparação com o período pré-pandemia, os participantes que relataram isolamento social durante a pandemia tiveram um declínio maior nas funções executivas e na memória de trabalho. A função executiva é responsável por tarefas como planejamento, tomada de decisão e controle inibitório, enquanto a memória de trabalho é responsável por manter informações em mente por um curto período de tempo.

O declínio cognitivo foi maior em participantes que relataram isolamento social com mais rigor. Os participantes que relataram ter se sentido solitários ou isolados durante a pandemia tiveram um declínio cognitivo duas vezes maior do que os participantes que não relataram esses sentimentos.

A redução do exercício e o aumento do consumo de álcool foram associados ao agravamento da memória e do funcionamento executivo durante o confinamento, mesmo entre indivíduos que não tinham antecedentes de comprometimento cognitivo, enquanto a depressão e a solidão estavam fortemente ligadas ao agravamento dos problemas cognitivos existentes.

“A pandemia de COVID-19 resultou em um agravamento significativo da cognição em adultos mais velhos, associado a mudanças nos conhecidos fatores de risco para demência. O declínio sustentado na cognição destaca a necessidade de intervenções em saúde pública para mitigar o risco de demência, especialmente em pessoas com comprometimento cognitivo leve, em quem a conversão para demência dentro de 5 anos representa um risco substancial”, afirmaram os autores.

O Reino Unido isolou a sua população três vezes durante a pandemia, exercendo controles sociais sem precedentes. Essa política está atualmente sob investigação no Inquérito Covid-19 do governo.

Fonte

Cognitive decline in older adults in the UK during and after the COVID-19 pandemic: a longitudinal analysis of PROTECT study data


Comentários do Facebook