A Unicamp – Universidade Estadual de Campinas, retirou do ar o vídeo do professor de física Leandro Tessler que atacava, sem argumentos científicos válidos, estudos avaliando a eficácia da ivermectina contra a COVID-19.

O vídeo visava detratar o site ivmmeta.com, que é uma meta-análise  atualizada de todos os estudos de ivermectina feitos no mundo. O site, que apresenta os resultados de forma resumida e dá links para os estudos originais revisados por pares e publicados nos periódicos científicos, funciona como um índice atualizado dos estudos para a comunidade médica.

A última atualização da meta-análise foi feita em 10 de agosto. E no momento, já envolve 99 estudos do medicamento contra pandemia. Para a ivermectina, os cálculos concluem pela eficácia, principalmente no uso profilático, de pré-exposição e pós-exposição.

No vídeo, publicado no canal oficial da TV Unicamp, Tessler, que se identifica como membro do Grupo de Estudos de Desinformação em Redes Sociais (Edres) da Unicamp, onde ele se propõe a classificar, com o selo da respeitada universidade, o que representa informação falsa ou verdadeira na internet, afirmou que os cálculos estavam errados: “Eles simplesmente multiplicam os diferentes p-valores, obtendo valor de p-valor muito baixo”.

“O C19study é um site que deliberadamente junta confusão para enganar você”, complementou.

Entretanto, a afirmação que o site multiplica p-valores é falsa. A retirada do vídeo ocorreu após mais de dois anos que a desinformação trazida por Tessler foi apontada. Hoje, quem abre o link recebe a mensagem: “Vídeo indisponível. Este vídeo é privado”.

Print da mensagem do Youtube em 23 de agosto.

Entenda o caso

Em março de 2021, Tessler, após uma reclamação, desafiou que se alguém explicasse a ele que os cálculos estavam corretos, que ele retiraria o vídeo do ar.

O professor Daniel Tausk, USP – Universidade de São Paulo, refez os cálculos da meta-análise e concluiu que estavam corretos. Ele explicou o método do cálculo para Tessler. “Acho ótimo que pessoas se disponham a corrigir problemas nesse site, mas é fundamental que os problemas apontados sejam os problemas reais e não problemas imaginários”, afirmou Tausk na época.

Na sequência, Tausk afirmou que o próprio estudo explicava o método de cálculo. (Veja print).

“Realmente é um mistério o que haveria de desafiador no tal desafio”, afirmou Tausk.

Entretanto, mesmo após explicado, e o próprio Tessler assumir que não leu o estudo que resolveu criticar em nome da Unicamp, o vídeo permaneceu no ar por mais de dois anos.

Leia a matéria inteira, da época, apontando os erros de Tessler: “COVID-19: professor da Unicamp faz desafio e ganha aula gratuita de professor da USP”.

Ivermectina

Hoje existem 18 estudos da ivermectina em profilaxia contra a COVID-19, todos, 100%, trazem resultados positivos para o medicamento.

Gráfico da meta-análise da ivermectina contra a COVID-19 em uso profilático. Na primeira coluna, os nomes dos autores principais. Na segunda coluna, o efeito demonstrado em cada estudo.

Comentário MPV

O MPV – Médicos pela Vida, parabeniza a Unicamp por dar um passo em direção à integridade científica, mesmo com dois anos de atraso. Desinformação na saúde, colocando as vidas das pessoas em risco, é grave e deve ser combatida.

Ao tempo que aguardamos a grandeza da autocrítica do professor Leandro Tessler, atributo indispensável a quem pretende ser um cientista.

Leia mais

COVID-19: estudo ‘padrão ouro’ comprova eficácia da ivermectina


Comentários do Facebook