“A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) manifesta-se frente à determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) do dia 23 de Junho de 2022 promovendo a interdição e recolhimento de lotes de medicamentos contendo o princípio ativo losartana. A medida preventiva foi tomada devido à presença da impureza “azido”, que tem potencial mutagênico, em concentração considerada acima do limite de segurança aceitável.

A Sociedade Brasileira de Cardiologia participou de reuniões a convite do Ministério da Saúde e da ANVISA nas quais foi informada da decisão de recolhimento de lotes do medicamento Losartana e compartilhou a preocupação com a segurança para o uso do medicamento e os riscos da potencial interrupção do tratamento pelos pacientes. Destacamos que as medidas regulatórias de farmacovigilância e operacionais, de compra e distribuição de medicamentos, são responsabilidade do Ministério da Saúde, estados, municípios e ANVISA. Contudo, a SBC, no escopo de suas missões, colocou- se à disposição para colaborar, informando médicos e sociedade, garantindo a segurança dos pacientes.

A SBC apoia as seguintes recomendações: 1 – Os pacientes que fazem uso da losartana devem continuar utilizando o seu medicamento; 2 – os pacientes que estão fazendo uso de um dos lotes interditados devem seguir as recomendações da ANVISA para troca; 3 – Em caso de dúvida ou necessidade de orientação, procurar atendimento médico.

A posição atual da SBC, sempre pautada nas evidências científicas e com base nas informações divulgadas até o momento, é de não haver fatos ou evidências que recomendem a modificação da estratégia terapêutica no que tange aos medicamentos pertencentes a essa classe farmacológica, mas ressalta que os lotes mencionados em comunicado da ANVISA devem ser substituídos e que alterações na estratégia de tratamento devem ser feitas pelo médico assistente, sempre respeitando o binômio risco-benefício.”

SOBRE A SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA

Fundada em 14 de agosto de 1943, na cidade de São Paulo, por um grupo de médicos destacados liderados por Dante Pazzanese, o primeiro presidente, a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), tem atualmente um quadro de mais de 13.000 sócios e é a maior sociedade de cardiologia latino-americana, e a terceira maior sociedade do mundo.

Na última quinta-feira (23) a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, a interdição e o recolhimento em 120 dias dos lotes de medicamentos contendo o princípio ativo Losartana, que é um anti-hipertensivo e um dos remédios para insuficiência cardíaca mais utilizado no Brasil.

De acordo com a Anvisa o que justificou a o recolhimento deste importante medicamento de uso contínuo por milhões de pessoas em todo o país foi a presença da impureza “azido” em concentração acima do limite de segurança aceitável. Recomendamos consultar o seu médico antes de interromper o uso do Losartana.

Assessoria de comunicação do Médicos pela Vida – MPV – WhatsApp: 31-99953-7945

Fonte: Dehlicom – Assessoria de Imprensa da SBC

Lotes interditados do Losartana Potássica

Comentários do Facebook