No segundo dia de visitas, 5 de julho, a comitiva deixou Passo Fundo e seguiu para Porto Alegre com intensa programação preparada pela vereadora Comandante Nádia: após reunião com o prefeito da capital e o Secretário de Saúde, o grupo se reuniu no CREMERS, com o Presidente Dr. Carlos Sparta de Souza e seu diretor administrativo Dirceu Rodrigues. Eles ouviram atentamente o resumo do 2º Congresso Mundial sobre Covid e as propostas de união da categoria em prol de uma mobilização para os enfrentamentos da nova fase que chega com desafios de tratar pacientes que apresentam sequelas da covid19 crônica e reações às injeções covid-19, cuja demanda vem aumentando, acendendo o alerta de médicos e gestores de saúde.

O presidente Carlos Sparta comunga da ideia de promover o debate entre os médicos assim como o preparo de estruturas para o enfrentamento do problema. A ideia é convergir unindo todos na busca da melhor solução, como sempre ocorreu na medicina, tendo a ciência atualizada como norte. Na pauta também a autonomia médica que precisa ser valorizada e respeitada. Os dois presidentes fizeram questão de reafirmar seus compromissos com a causa médica. Natural de Santo  Angelo, formado pela Universidade Luterana do Brasil, Dr. Carlos realiza importante trabalho nos hospitais Moinhos de Vento, Santa Casa de Misericórdia e Mãe de Deus de Porto Alegre.

Membros do MPV recebidos pelo presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia. Foto: Assessoria Comandante Nadia.

A agenda coordenada pela Comandante Nádia prosseguiu para a sede regional da Ordem dos Advogados do Brasil do Rio Grande do Sul, onde foram recebidos pelo presidente Leonardo Lamachia. A visita foi no sentido de levar a preocupação do MPV com a manutenção do Estado Democrático de Direito e as liberdades individuais que durante a pandemia foram relativizadas. O presidente da OAB concordou e se posicionou favorável aos argumentos do MPV, demonstrando consciência do que ocorreu e disposição de unir esforços no sentido de promover um ambiente de cooperação entre a medicina e o direito, e parabenizou o MPV pela iniciativa.

Integrantes do MPV com ao lado de diretores e presidente da Associação Médica do RS. Foto: reprodução.

A agenda oficial encerrou neste dia na Associação Médica do Rio Grande do Sul,  onde o presidente, o Dr. Gerson Junqueira Junior, acompanhado dos diretores Dr Dirceu Rodrigues – Diretor Administrativo e Dr Marcos Dias – Conselheiro receberam os convidados ouvindo com atenção os resultados do Congresso e as importantes conclusões sobre os novos desafios pós-covid e pós vacinações que deixam cada vez mais sequelados crônicos. Após conversa amistosa com os membros da comitiva do MPV, e também concordando com a necessidade de enfrentamento das novas demandas de saúde deixadas pela pandemia, o presidente e seus diretores apresentaram a sede da AMRIGS que dispõe de uma excelente estrutura física, com um teatro para 600 lugares, disponibilizando o espaço para o MPV realizar o próximo Congresso Mundial Médicos pela Vida e World Council for Health, que parte para a sua 3ª edição.

Veneu, vereadora Fernanda Barth, Dr Paulo Olzon, vereadora comandante Nádia e Dr Jordão. Foto: reprodução.
Comentários do Facebook