Não há prova definitiva de propagação do H5N1 ou H5N8 de aves para gado ou de qualquer um desses para humanos, apenas especulação; não há evidência de que cause algo além de sintomas leves; não há transmissão de humano para humano.

No entanto, a Finlândia, apesar da falta de testes de segurança da vacina, vai administrá-la às pessoas. O que pode dar errado? Isso é necessário? A Finlândia é a primeira nação a fazer isso. Não há infecções humanas. Então, por quê? Quem pagou quem? Além disso, a vacina da Seqirus não teve um desempenho ideal nos estudos. Na minha opinião, falhou. Então, por que usá-la? Nunca tivemos uma morte por gripe aviária nos EUA. Qualquer pesquisa foi baseada em níveis de anticorpos (imunogenicidade) e não em estudos de eficácia ou efetividade real em humanos. Argumentamos até que a vacina da Seqirus não atingirá a cepa prevalente e, assim, pode levar ao escape imunológico viral (não funcionará mesmo se houvesse gripe aviária circulando entre humanos, o que não há).

Então, por que a Finlândia faria isso? Essas pessoas estão tentando criar ou fabricar uma pandemia que não existe, a partir de nada, usando o processo de PCR superciclado e supersensível e trazendo uma vacina para algo que não existe. Quão incrível é isso? Estaríamos promovendo o pecado antigênico original (priming imunológico, imprinting), escape imunológico viral, possível tolerância imunológica (mudança de classe) e os anticorpos derivados da vacina poderiam atacar células e tecidos “próprios” dados os aspectos “próprios” ou “miméticos de próprios”, etc. Assim, poderia resultar em doenças autoimunes/autoimunidade. O sistema imunológico atacaria a si mesmo, sendo incapaz de distinguir “próprio” de “não-próprio”. Novamente, você está introduzindo a vacina sistemicamente (na corrente sanguínea, provavelmente no músculo deltóide e nos nodos de drenagem linfática locais, etc.) quando os anticorpos vacinais são necessários na camada mucosa nasal e oral onde o patógeno respiratório (e atrás da linha da gengiva) geralmente existe.

Em suma, está fadado ao fracasso.

Novamente, por que a Finlândia está fazendo isso? Não há base médica, clínica ou científica ou evidência para apoiar isso. Qual é a base para vacinar em massa pessoas com uma vacina que não foi testada quanto à segurança e, como tal, você não sabe as implicações clínicas para o vacinado, a curto, médio ou longo prazo.

Finland to start bird flu vaccinations for humans, in world first | Reuters