Estamos terminando a temporada do Dengue e começando a temporada da Gripe (influenza). A vacina da gripe já está disponível no SUS. Querem discutir ciência? Vamos lá.

Dois fatos que vocês precisam saber sobre o vírus da influenza:

1) O remédio Tamiflu (Oseltamivir), recomendado por 10 de cada 10 sociedades médicas de infectologia, não tem evidência científica de que atue contra o vírus. Pelo contrário. Segundo duas grandes revisões sistemáticas com metanálises, publicadas em 2014 e 2023 em revistas de grande impacto, o oseltamivir não foi associado a um risco reduzido de hospitalização, mas foi associado a um aumento de eventos adversos gastrointestinais. Esse remédio deveria ser abandonado por futilidade de acordo com as evidências científicas mais recentes e sólidas. Apesar da ausência completa de evidência, as sociedades médicas, autoridades sanitárias e “especialistas” continuam recomendando e endeusando esse remédio ineficaz.

2) Segundo o nível de evidência científica mais elevado que existe, revisão sistemática com metanálise, feita e repetida seis vezes desde 2001 (última em 2018) pelo maior centro de medicina baseada em evidências do mundo, a Cochrane Center em Oxford, a vacina contra a influenza (gripe, h1n1 ou outros sinônimos populares) não tem evidência relevante de benefício na população adulta, infantil e gestante sem doenças. Uma possível evidência moderada de redução de risco de adoecimento de 2% para 1% em adultos sadios foi vista. O benefício dessa vacina em bebês, crianças, adolescentes e gestantes não foi visto. O benefício de vacinar gestantes para proteger o recém nascido não foi visto. 1/3 dos estudos foram patrocinados pela indústria. Existe uma pequena chance dela ter alguma efetividade na população > 65 anos com comorbidade. 

Como essa vacina é a galinha dos ovos de ouro das clínicas de vacinas e farmácias, a negação e os ataques contra mim aqui serão muito mais intensos do que no assunto do Tamiflu ineficaz.

Fontes:

Revisão Sistemática JAMA 2023 Tamiflu: JAMA Intern Med:
Evaluation of Oseltamivir Used to Prevent Hospitalization in Outpatients With Influenza: A Systematic Review and Meta-Analysis | Clinical Pharmacy and Pharmacology | JAMA Internal Medicine

Revisão Sistemática COCHRANE 2014 Tamiflu:
Neuraminidase inhibitors for preventing and treating influenza in adults and children – Jefferson, T – 2014 | Cochrane Library

6ª Revisão Sistemática COCHRANE 2018 Vacina Influenza Inativada:
Vaccines for preventing influenza in healthy adults – Demicheli, V – 2018 | Cochrane Library


Comentários do Facebook