A 84ª Live Comunica Médicos pela Vida de terça-feira (27) vai debater a Febre Maculosa, doença bacteriana transmitida pelo carrapato-estrela que há muitos anos acomete brasileiros que vivem em áreas rurais do Brasil, ou mesmo visitantes de locais onde se pratica ecoturismo e atividades rurais esporádicas que exijam contato direto com a natureza.
A prática de esportes ou mesmo as visitas ao ambiente rural é suficiente para a exposição ao carrapato que transmite a bactéria “Rickettsia rickettsii”. Recentemente houve um aumento de casos, discreto, mas suficiente para que profissionais da imprensa maliciosos amplificassem e transformassem em uma notícia alarmante, deixando a população exposta a ameaças de uma nova pandemia.
Toda doença merece atenção das autoridades de saúde, da imprensa e de governos, é importante conhecê-las saber quais as características e como elas se manifestam. Não é diferente neste caso, se não fosse os exageros e o alarmismo desnecessário com fins provavelmente inconfessáveis.
A doença apresenta quadro febril acentuado, mas pode não acontecer em idosos e em diabéticos, manchas vermelhas no corpo que faz diagnóstico diferencial com doenças exantemáicas virais e abre alerta para identificar se o paciente teve exposição a carrapatos. Por isso é importante que o médico conheça as áreas de maior risco e os habitats naturais das capivaras, hospedeiros naturais dos carrapatos. Locais como a Região Metropolitana de Campinas e de Belo Horizonte, Norte do Paraná, interior de Minas Gerais, especialmente Zona da Mata e Vale do Aço, nestes locais os casos são mais frequentes.
Deixando de lado o sensacionalismo, o Médicos pela Vida conversa nesta Live com 2 infectologistas experientes e conhecedores desta e de outras doenças que sempre estiveram presentes em meios rurais. Ao serem identificadas, o inicio do tratamento deve ser imediato. A doença do carrapato tem tratamento, mas depende do diagnóstico precoce.
Na Bancada do MPV Comunica:
Dr. Edimilson Migowski possui doutorado em doenças Infecciosas e Parasitárias, mestrado em Pediatria pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. MBA em Gestão de Saúde pelo COPPEAD-UFRJ, atuando nos temas: doenças infecto-parasitárias, vacinas e pediatria. Professor Adjunto Doutor e Chefe do Serviço de Infectologia Pediátrica da UFRJ até 2011. Coordenador da Pós-graduação em Infectologia Pediátrica da UFRJ no mesmo período; Diretor do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira da UFRJ até 2016. Membro da Sociedade Européia de Infectologia Pediátrica desde 2007, e Membro Titular da Academia de Medicina do Estado do Rio de Janeiro desde 2009. Ele também é Membro Titular da Academia Nacional de Farmácia desde 2008; Diretor presidente do Instituto Prevenir é saúde desde 2006. Presidente do Instituto Vital Brazil (2016 – 2019). Palestrante nos 2 Congressos Mundiais sobre Covid-19 que ocorreram no Brasil em 2021 e 2022.
Dr. Paulo Olzon Monteiro da Silva é medido formado pela Escola Paulista de Medicina, hoje Unifesp. Fez clínica médica e nefrologia, foi preceptor da disciplina de nefrologia e pronto socorro, além de coordenador da residência de clinica médica da mesma escola onde também atuou como professor na cadeira de doenças infecciosas e parasitárias. Foi médico do hospital Emílio Ribas, onde coordenou a residência médica por 15 anos. Por ocasião do programa televisivo TV House, foi citado em quatro páginas da então imparcial revista Veja como sendo o house médico brasileiro na arte de fazer diagnóstico. Na mesma ocasião os Jornais Agora, do grupo Folha, Jornal da Tarde e Grupo Estadão, quando os mesmo ainda faziam jornalismo, citaram o médico com significativo destaque pelo seu trabalho e reconhecimento público. Dr. Paulo Olzon foi colunista de saúde da BandNews FM.
Dra. Ana Cristina Lemos Malheiros é médica psiquiatra, formada na UFMG, e com certificado internacional em Medicina Antroposófica. Com 35 anos de atuação, participa de atividades educativas sobre Bioética na pandemia e consequências para a saúde física e psíquica. Com ênfase profissional em promoção da saúde e desenvolvimento humano. É articuladora de grupos de participação social para defesa da vida, da verdade e da liberdade.
Links para acesso:
Associe-se ao MPV, acessando o site www.medicospelavidacovid19.com.br – Doe para o MPV pelo pix: CNPJ: 19.548.229/0001-93